Câmara Ligada recebe Manuela D'Ávila e banda feminina de hip-hop
Próxima edição do programa da TV Câmara tem como tema a mulher e terá a presença de especialistas e do grupo Atitude Feminina, da periferia de Brasília
A próxima edição do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, terá como convidadas a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e a banda de hip-hop Atitude Feminina, composta por mulheres. O tema do programa, que mereceu do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), será a mulher. A gravação ocorre na próxima sexta-feira (2), no auditório da TV Câmara. O programa estréia domingo (4), às 22h.
O Câmara Ligada é um programa de auditório que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temas raramente abordados nas emissoras tradicionais, como atitude, violência e, principalmente, política. O programa estreou em 24 de setembro de 2006 e já teve quatro edições - com as presenças das bandas Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife) e BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro) e do rapper MV Bill (Rio). A platéia é formada por estudantes de escolas públicas da periferia de Brasília.
A deputada Manuela D'Ávila está em seu primeiro mandato, é jornalista e tem 25 anos. Foi vereadora pelo PCdoB em Porto Alegre e é membro do Comitê Central do partido. Na Câmara Municipal de Porto Alegre, integrou a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, entre outras.
Já o grupo Atitude Feminina, da cidade de São Sebastião (periferia de Brasília), é conhecido pelas letras que tratam da luta contra a violência doméstica e a discriminação das mulheres de classes mais humildes da sociedade. Mesmo sem ter lançado nenhum CD, as músicas da banda são executadas em rádios comunitárias e programas especializados das FMs do Distrito Federal.
Uma das música, chamada “Rosas”, ganhou o prêmio HUTUZ de melhor musica na categoria demo feminina. Leia um trecho da letra:
" Reportagem
A cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil, e a realidade não é nem um pouco cor de rosa. A cada ano 2 milhões de mulheres são espancadas por maridos ou namorados..
Refrão
Hoje meu amor veio me visitar/ me trouxe rosas para me alegrar /
E com lágrimas me pede pra voltar...
Hoje o perfume já não sinto mas / O meu amor já não me bate mas /
Infelizmente eu descanso em paz..."
Mais informações sobre a banda:
https://atitudefeminina.palcomp3.cifraclub.terra.com.br/
Programa ousado
Em dezembro de 2006, o Câmara Ligada ganhou do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), criado para indicar obras educativas e informativas que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.
A meta do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).
O programa busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Cada edição enfoca um tema específico, pautado pelos próprios jovens. O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por Roberto Tavares e a produção é de Cláudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho. O programa é gravado mensalmente no auditório da TV Câmara e tem duração de 1 hora e meia.