Câmara Ligada especial de aniversário
O programa juvenil da TV Câmara comemora um ano de exibição, no próximo domingo (16), com a presença da banda Detonautas. Os músicos vão discutir corrupção com deputados e estudantes
A banda Detonautas Roque Clube, ou simplesmente Detonautas, é a grande convidada do programa especial de aniversário do Câmara Ligada que vai ao ar no próximo domingo (16), às 22h. Os músicos vão discutir corrupção com os deputados Paulo Rubem Santiago (PT–PE) e Raquel Teixeira (PSDB–GO), além do cientista político Leonardo Barreto e o presidente da ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), Josmar Verillo.
Eles debatem o tema com estudantes da Universidade de Brasília (UnB), do UniDF, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire e do Colégio CEUB, todos de Brasília. O programa vai mostrar também como acompanhar, pela internet, o dia-a-dia dos deputados e da Câmara dos Deputados.
A música que pauta a conversa, "Ladrão de Gravata", conta a história de um político corrupto e cobra a participação da sociedade. A banda Detonautas Roque Clube surgiu em 1997, após bate-papo sobre música em chats de discussão na internet. Adquiriu experiência nas garagens do rock underground e, hoje, firma-se como uma das maiores bandas do rock nacional.
Imagens
Fotos do programa podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados. Basta acessar o link abaixo e ir na data de 31 de agosto (dia da gravação do programa):
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem
Estréia: Domingo, 16 de setembro, às 22h.
Reprises: terça (4h), sexta (19h/24h), sábado (17h30) e domingo (22h)
Convidados
O deputado Paulo Rubem Santiago é coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, membro da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, além de estudioso da cultura popular nordestina. A deputada Raquel Teixeira é PhD em Linguística pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos; Pós-Doutora em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris, França, e professora titular da Universidade Federal de Goiás. Além disso, integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Leonardo Barreto é professor de Ciência Política da Universidade de Brasília. Já Josmar Verillo é presidente da ONG Amarribo, que combate a corrupção em todo o país.
A banda Detonautas é formada por Tico Santa Cruz no vocal, Renato Rocha na guitarra, Tchello no baixo, Fábio Brasil na bateria e o DJ Cleston nas pick ups e na percussão. Já gravou dois CDs e um DVD e está trabalhando na divulgação de seu terceiro CD, lançado em março de 2006. Atualmente, faz cerca de 150 shows por ano no Brasil e no exterior, e abriu o show da banda americana Red Hot Chilli Peppers. Além disso, já participou de vários festivais nacionais.
Em 2006, o guitarrista da banda, Rodrigo Netto, perdeu a vida em um assalto. Em função disso, o vocalista Tico Santa Cruz iniciou uma cruzada contra a violência e, atualmente, realiza manifestações por todo o brasil.
Programa ousado
O Câmara Ligada é um programa de auditório que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temas raramente abordados nas demais emissoras, como atitude, violência e, principalmente, política. O programa estreou em 24 de setembro de 2006 e já teve dez edições - com as presenças das bandas: Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife), BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro), do rapper MVBill (Rio de Janeiro), o grupo Atitude Feminina (Distrito Federal), Totonho e os Cabra (Paraíba) e Marco André e o Trio Manari (Pará), Móveis Coloniais de Acaju (Distrito Federal), os rappers Don e Mingau (Rio de Janeiro) e a banda Pé de Cerrado (Distrito Federal).
Especialmente Recomendado
Em dezembro, o Câmara Ligada foi o único programa para jovens a ganhar do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), criado para indicar obras educativas e informativas que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.
A meta do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Como sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.tv.camara.gov.br.
Programas anteriores podem ser vistos/baixados pela Internet:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=programas&programa=70
Equipe
Apresentação: Evelin Maciel
Criação e Direção Geral: Roberto Tavares
Direção Executiva: C.André Laquintinie
Coordenação de Produção: Claudia Brisolla
Produção: Shirley Farias
Contato
Telefones: (61) 3216-1638 / 3216-1620 / 0800 619 619 (ligação gratuita)
E-mail: camaraligada@camara.gov.br