Câmara Ligada discute racismo com Daúde
A cantora e o DJ Marcelinho da Lua são os destaques do programa juvenil da TV Câmara no próximo domingo (18)
O programa Câmara Ligada deste domingo (18), às 22h, vai discutir o racismo com a cantora Daúde e o DJ Marcelinho da Lua. Eles debatem o tema com o deputado Efraim Filho (DEM-PB); Zulú Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares; Edson Cardoso, editor do jornal Irohin; e estudantes do Centro Educacional 01 de Planaltina, periferia do Distrito Federal e do Colégio Marista.
O programa será reprisado nos seguintes dias e horários: terça-feira (20) - 4h, sexta (23) - 19h, sábado (24) - 1h e 17h30, domingo - 22h
Daúde lançou recentemente álbum pela Real World Records, gravadora inglesa que tem como característica lançar o melhor da World Music. "Neguinha te amo" é uma homenagem à mulher brasileira – diz Daúde –, ao legado da mistura de raças, a felicidade, humor, a sábia tolerância do povo brasileiro e, finalmente, à África.
Marcelinho da Lua, por sua vez, já trabalhou com Carlos Lyra, Os Cariocas, Wanda Sá e Roberto Menescal, com quem criou o grupo Bossacucanova, que encarou a tarefa de dar roupagem atual aos clássicos do banquinho e violão. O resultado foi o disco "Bossacucanova vol. 01", lançado em 1997.
No programa, entre outros temas, Daúde falou do preconceito racial e Zulú Araújo defendeu o sistema de cotas raciais para ingresso nas universidades. Ele apresentou dados sobre o bom desempenho dos alunos cotistas em todo o Brasil
Programa ousado
O Câmara Ligada estreou em setembro de 2006 e já teve doze edições - com as presenças das bandas: Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife), BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro), do rapper MVBill (Rio de Janeiro), o grupo Atitude Feminina (Distrito Federal), Totonho e os Cabra (Paraíba) e Marco André e o Trio Manari (Pará), Móveis Coloniais de Acaju (Distrito Federal), os rappers Don e Mingau (Rio de Janeiro),a banda Pé de Cerrado (Distrito Federal), o grupo Detonautas (Rio de Janeiro) e a banda Terminal Guadalupe (Paraná).
O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Equipe
Apresentação: Evelin Maciel
Criação e Direção Geral: Roberto Tavares
Coordenação de Produção: Claudia Brisolla
Produção e pesquisa: Shirley Farias
Assistente de produção: Cida Hipólito
Telefones: (61) 3216-1638 / 3216-1620 / 0800 619 619 (ligação gratuita)
E-mail: camaraligada@camara.gov.br
Como sinntonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo.
Para assistir ao vivo pela Internet, acesse:
https://www.tv.camara.gov.br/
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508