Câmara Ligada discute o povo brasileiro
O programa juvenil da TV Câmara tem como atração, neste domingo (19), a banda Pé de Cerrado
A próxima edição do Câmara Ligada estréia neste domingo (19), às 22h, com a participação do Grupo Cultural Pé de Cerrado, do deputado Gastão Vieira (PMDB - MA), do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB – DF), além dos antropólogos Antônio Testa e Marcus Vinícius. O tema é a formação do povo brasileiro, nossas origens e os resultados culturais da miscigenação racial e cultural.
Eles debatem o tema com estudantes do Centro Educacional Maria Auxiliadora, do Centro Educacional 04 de Sobradinho II e do Centro de Ensino Fundamental 05 de Planaltina. O deputado Gastão Vieira é presidente da Comissão de Educação e Cultura e o deputado Rodrigo Rollemberg é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Já Antônio Testa é sociólogo e antropólogo da UnB e Marcus Vinícius é doutorando em Antropologia na Universidade de Brasília e antropólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Grupo Cultural Pé de Cerrado desenvolve um trabalho de pesquisa de músicas, cantos, danças e brincadeiras do folclore brasileiro. O repertório contém desde o mais contemporâneo da musica instrumental brasileira até os mais antigos rituais indígenas. Os espetáculos são interativos e têm conquistando pessoas de todo o Brasil. O grupo já fez turnê pelo Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, São Paulo, Goiás, Florianópolis, Santa Catarina e outros.
Estréia: Domingo, 19 de agosto, às 22h.
Reprises:
Terça - 4h
Sexta – 19h e 24h
Sábado – 17:30
Domingo – 22:00
Fotos: https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem
Origem popular
O grupo Cultural Pé de Cerrado foi criado em 1999 na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília. Foi formado para trabalhar com sonoplastia e trilha sonora da peça "A Pena e a Lei", de Ariano Suassuna. Após a temporada, o grupo, constituído por músicos e atores, assumiu sua identidade musical e continuou a pesquisa buscando algo além das músicas, como a dança, o figurino, as alegorias, o folclore, enfim, a interação com o público. E o resultado desse trabalho não poderia ser outro, a não ser um grande espetáculo misturando a cultura de várias regiões do Brasil.
Programa ousado
O Câmara Ligada é um programa de auditório que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temas raramente abordados nas demais emissoras, como atitude, violência e, principalmente, política. O programa estreou em 24 de setembro de 2006 e já teve nove edições - com as presenças das bandas: Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife), BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro), do rapper MVBill (Rio de Janeiro), o grupo Atitude Feminina (Distrito Federal), Totonho e os Cabra (Paraíba) e Marco André e o Trio Manari (Pará), Móveis Coloniais de Acaju (Distrito Federal) e os rappers Don e Mingau (Rio de Janeiro).
Em dezembro, o Câmara Ligada foi o único programa para jovens a ganhar do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), criado para indicar obras educativas e informativas que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.
A meta do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Equipe:
Apresentação: Evelin Maciel
Criação e Direção Geral: Roberto Tavares
Direção Executiva: André Laquintinie
Coordenação de Produção: Claudia Brisolla
Produção: Shirley Farias, Laura Benevides, Melina Bonfim
Contatos:
(61) 3216-1638 / 3216-1620
0800 619 619 (ligação gratuita)
camaraligada@camara.gov.br
Programas anteriores podem ser vistos/baixados pela Internet:
&https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=programas&programa=70
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.tv.camara.gov.br.