Câmara debate o Código de Ética dos jornalistas

29/01/2014 13h04


No programa Comitê de Imprensa desta sexta-feira (23), às 23h, jornalistas analisam as novas regras de conduta da categoria

Em agosto de 2007, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) concluiu a revisão do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Delegados de 23 estados aprovaram a versão final do documento, que substitui o anterior, elaborado há 21 anos. O código antigo tinha 27 artigos. O atual, apenas 19. Apesar disso, em vez de encolher, o código foi ampliado em vários pontos. E trouxe importantes inovações para o aprimoramento da atividade profissional.

Por exemplo: quando o patrão mandava o jornalista fazer uma matéria favorável a determinado personagem, o jeito era obedecer. O novo código instituiu a "cláusula de consciência", que permite ao jornalista se recusar a executar uma tarefa que esteja em desacordo com os princípios éticos ou que agrida suas convicções. Além disso, o novo código proíbe o uso indiscriminado de câmeras escondidas, microfones ocultos ou identidades falsas, a não ser em razão do interesse público e quando tiverem sido esgotadas todas as outras formas de apuração.

Para analisar as virtudes e os defeitos do novo código, participam desta edição do Comitê de Imprensa os jornalistas Antônio Carlos Queiroz, diretor do sindicato dos jornalistas do Distrito Federal, e Chico Sant’Anna, da TV Senado, ex-presidente do mesmo sindicato e ex-vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas.

Comitê de Imprensa, a radiografia dos meios de comunicação pelos profissionais que fazem as notícias.

Produção: Cida Hipólito
Tel.: (61) 3216-1618 / 3216-1603
Contato: comitedeimprensa@camara.gov.br

Exibições
Comitê de Imprensa, apresentado pelo jornalista Paulo José Cunha, vai ao ar todas as sextas-feiras, às 23h, na TV Câmara. Reprises aos sábados, às 8h e 22h; domingo, às 6h, 10h30 e 23h30; e segunda-feira, às 7h e 11h.

Como sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14, da NET (no DF); 28, da Sky Net; 16, da TECSat; 235, da Direct TV; 67, da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.camara.gov.br/tv. Os programas também ficam armazenados no site e podem ser conferidos posteriormente.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508