Brasileiros visitam o Congresso durante as férias

29/01/2014 13h04

 Neste período, a Casa de Todos os brasileiros continua de portas abertas para os interessados em conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo

 



No período de férias escolares, grupos de visitantes de vários estados brasileiros e de outros países visitam o palácio do Congresso Nacional em Brasília. Durante a visita guiada, são fornecidos dados sobre a história da construção do prédio, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e suas obras de arte. Espalhados pelos espaços das duas Casas há esculturas de Alfredo Ceschiatti, painéis de Athos Bulcão, Di Cavalcanti e Marianne Peretti.

Os turistas têm a oportunidade de conhecer os lugares mais freqüentados pelos deputados, como os salões Verde, Negro e Azul, além dos plenários da Câmara e Senado, as diversas obras de arte espalhadas pela Casa e o Plenarinho, última escala da visita, que é decorado com o mobiliário utilizado pelo Senado em 1960, antes da mudança da capital do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste do País.

O programa de visitação oferece noções básicas sobre o processo legislativo, elaboração das leis e o trabalho dos parlamentares. Durante a visitação são distribuídos folders com informações sobre a Câmara em três idiomas — português, inglês e francês.

Somente no primeiro semestre de 2007, o número de visitantes que passaram pelo Congresso Nacional já ultrapassa 71 mil pessoas. Lembrando que nesse número não estão contabilizadas as pessoas que freqüentam a Casa durante o expediente normal para acompanhar as sessões ou votação de projetos. Mais de 200 mil pessoas, entre 2003 e 2004, visitaram a Câmara e, em 2005, o número ultrapassou os 145 mil.

Turismo Cívico

A visitação ao famoso prédio do Congresso começou em 1996, mas foi em 1998 que o receptivo foi adequado para a grande demanda de interessados em conhecer o centro do Poder Legislativo, inaugurando o chamado Turismo Cívico. A iniciativa foi do hoje deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que era secretário de Turismo do Distrito Federal. Naquele ano foram abertos, aos finais de semana, para a visitação pública, além do Congresso, o Palácio do Planalto, o Itamaraty e os tribunais superiores.

Brasília recebe todas as semanas caravanas de cidadãos que vêm protestar ou reivindicar seus direitos em frente ao prédio do Congresso Nacional. Cruzes, lenços e outros ícones transformam a paisagem da Esplanada dos Ministérios. Esta categoria de visitantes está se afirmando como "turismo de protesto", já que a participação popular a cada dia, se incorpora mais ao cenário da capital brasileira. Várias das manifestações, além de imagens das dependências, obras e exteriores do Palácio do Congresso Nacional podem ser acessadas pelo endereço https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem, no link "Institucionais".

Visita Virtual

Em 2006 a Câmara iniciou, pela internet, uma visita virtual, que permite conhecer os espaços físicos mais utilizados pelos deputados e procurados pelos visitantes, através do endereço https://www2.camara.gov.br/a-camara/conheca/visiteacamara/visita. Após alguns cliques do mouse, o visitante pode conhecer um pouco da arquitetura brasileira e das obras de arte, que foram doadas à Câmara por artistas nacionais e do exterior.

Serviço

Confira os horários das visitas monitoradas e faça turismo da cidadania: segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h. O agendamento de visitas pode também ser feito pelo Serviço de Recepção e Turismo, da Coordenação de Relações Públicas (SECOM) pelos telefones 3216-1771/1772 ou pelo e-mail visitas@camara.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E -mail: imprensa@camara.gov.br
Tel.: 3216-1507 ou 1506