Bate-papo pela internet discutirá aquecimento global
A Agência Câmara promove nesta quinta-feira (29) uma conversa on line com o presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso
As medidas para combater o aquecimento global e suas repercussões sociais e econômicas serão tema do próximo bate-papo da Agência Câmara, nesta quinta-feira (29), das 10h às 12h. O presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), debaterá o assunto com os internautas. Qualquer pessoa pode participar. Basta entrar no site www.agencia.camara.gov.br e clicar no ícone do chat. O bate-papo é uma oportunidade para o cidadão apresentar sugestões e propostas ao presidente da comissão.
Instalada neste mês, a comissão mista analisará diversos projetos que tramitam na Câmara e no Senado. Um deles é o Projeto de Lei 261/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que institui uma Política Nacional de Mudanças Climáticas.
O Partido Verde também apresentou à Casa um pacote de quatro propostas para reduzir a participação do Brasil no aquecimento global. Uma delas define medidas a serem adotadas pela União, pelos estados, pelos municípios e por suas empresas e autarquias, como economia de água e de energia e a realização de auditorias ambientais periódicas.
O aumento da temperatura no planeta ocupou o noticiário neste início de ano e foi discutido no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em Paris, em fevereiro. Segundo a ONU, a temperatura média mundial aumentará entre 1,8ºC e 4ºC até 2100, elevando o nível do mar entre 18 e 59 centímetros e piorando a ocorrência de ciclones, secas e enchentes.
Plano de trabalho
O plano de trabalho da comissão mista prevê a realização de uma audiência pública inicial com cientistas sobre os conceitos e aspectos do aquecimento global. Depois, os parlamentares deverão ouvir representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia; do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e de Minas e Energia.
O roteiro prevê ainda audiências públicas em algumas cidades, como Manaus e Belém, para descentralizar a discussão. O relatório final deve ser entregue no dia 11 de dezembro. (Agência Câmara)