Câmara oferece acesso a arquivos sonoros via internet
Qualquer cidadão pode consultar áudios de votações, debates e outras atividades ocorridas na Câmara dos Deputados por meio do sistema de Arquivo Sonoro da Casa
A Câmara dos Deputados oferece ao cidadão a possibilidade de acesso via internet aos áudios de discursos, votações, debates, seminários, palestras e audiências públicas ocorridos nos últimos quatro meses. Tudo isso está disponível no portal eletrônico da Casa, no endereço https://imagem.camara.gov.br/internet/audio, graças ao trabalho do Arquivo Sonoro da Câmara.
Também estão acessíveis ao público, no Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Casa, cerca de 50 mil horas de áudio de eventos realizados na Câmara desde 1970. São 2,5 mil CDs com gravações de 40 anos de trabalho da Câmara dos Deputados.
Quando a Câmara passou a fazer gravações digitais, a partir de 1996, resolveu também passar os áudios antigos gravados em rolos para o formato digital. O objetivo foi padronizar os arquivos e garantir sua durabilidade, levando-se em conta que esses áudios sempre estiveram em evidência por conta de sua importância histórica. Vários momentos importantes da política nacional estão registrados, como o discurso do então deputado Ulysses Guimarães no plenário vazio no dia da morte de Tancredo Neves, em 21 de abril de 1985.
Lamberto Ricarte, diretor da Coordenação de Áudio da Câmara dos Deputados, destaca que a disponibilização desses arquivos sonoros dá mais transparência à Câmara. "Os áudios recuperam o calor dos debates e retratam a força e o peso dos discursos", afirma.
Todos os arquivos sonoros podem ser ouvidos no Cedi. Aqueles que quiserem fazer cópias dos documentos só precisam preencher um formulário disponível no endereço eletrônico.
Mais informações podem ser obtidas no Cedi pelo telefone (61) 3216-5635 ou pelo correio eletrônico spaa.detec@camara.gov.br.