Bate-papo sobre MP do Sacoleiro

29/01/2014 13h04

 

A Agência Câmara promove bate-papo na próxima terça-feira, a partir das 10 horas, com o deputado Giacobo (PR-PR), relator da chamada MP do Sacoleiro

 

A MP 380/07, editada em 29 de junho, institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai.  Para participar do bate-papo, é preciso acessar o site www.agencia.camara.gov.br  e clicar no ícone do chat. Essa é a oportunidade que a Agência oferece a seus leitores de fazer sugestões ao texto do relator antes que seja votado.

Polêmica
A MP foi um dos temas abordados nesta quinta-feira (30), em audiência pública sobre o contrabando. Durante os debates, houve críticas e elogios à proposta. O deputado Guilherme Campos (DEM-SP) disse que a MP 380/07 é polêmica e vai gerar mais problemas do que soluções. Campos acredita que a medida representa um retrocesso ao combate ao contrabando, porque vai facilitar a entrada de mercadorias baratas e de baixa qualidade.

Já o coordenador especial de vigilância e repressão da Secretaria da Receita Federal, Mauro Brito, disse que a MP tenta minimizar o desemprego gerado com o combate ao contrabando de produtos do Paraguai.

Regras
Quem se habilitar ao RTU fará o pagamento unificado de impostos e contribuições federais incidentes sobre a importação, por meio de débito em conta-corrente. Será preciso observar o limite máximo de valor das mercadorias importadas por habilitado e por ano-calendário, a ser fixado pelo Poder Executivo.

O RTU tem alíquota única de 42,25% sobre o preço de aquisição das mercadorias importadas, registrado em fatura comercial ou documento equivalente. A alíquota corresponde a 18% para o Imposto de Importação; 15% para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); 7,65% para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incidente na Importação (Cofins-Importação); e 1,65% para a Contribuição para o Pis/Pasep-Importação.

Notícias anteriores:
Importação do Paraguai ficará sujeita a tributo único


Da Redação / Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Assessoria de Imprensa

Te. (61) 3216.1507

imprensa@camara.gov.br