Câmara lança Constituição em áudio
Comemoração do Dia da Acessibilidade, na próxima terça-feira (5), vai ter ainda debate sobre a inclusão social das pessoas com deficiência, apresentações artísticas e exposições
A acessibilidade de pessoas com deficiência é preocupação permanente na Câmara dos Deputados. Na próxima terça-feira (05), a partir das 10h, a Casa comemora o Dia da Acessibilidade com debate, apresentações artísticas, exposições e o lançamento da Constituição Federal em áudio - que poderá ser baixado na Internet.
O presidente da Câmara Aldo Rebelo deverá participar do lançamento da Constituição em áudio, produzida pela Rádio Câmara. Também participam do evento os deputados Leonardo Mattos (PV-MG), que é cadeirante; Eduardo Barbosa (PSDB-MG); Tânia Rodrigues, presidente da Associação Niteroiense de Deficientes; João Batista Carvalho, fundador do Comitê Paraolímpico Brasileiro e presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico; e a psicóloga especialista em deficiência auditiva Luciana Sherman.
As apresentações artísticas acontecerão pela manhã e à tarde no Hall de Taquigrafia. Estão confirmadas apresentações dos grupos Corpos em Movimento (dança em cadeira de rodas), Perfume de Mulher (dança apresentada por pessoas com deficiência visual), Grupo de Integração dos Surdos (performance teatral com o uso de linguagem Libras), Grupo Persona (formado por pessoas com deficiência visual), chorinho com Didi Morais (cadeirante) e banda, além de uma demonstração de pintura com a boca pelo artista Clênio Ventura (que é tetraplégico).
O Dia da Acessibilidade também será marcado por exposições que retratam o mundo da pessoa com deficiência. Pinturas, esculturas e arte sensorial poderão ser apreciados pelo público - o que inclui esculturas apresentadas pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV).
O CD com a Constituição foi produzido pela Rádio Câmara depois de consultas aos professores e alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, instituição localizada na quadra 612 Sul, em Brasília. As consultas serviram para definir o formato do produto, de acordo com as necessidades das pessoas com deficiência. Cada artigo da Constituição foi separado em uma faixa diferente, o que gerou 17 horas de gravação, em formato MP3. A gravação será disponibilizada no portal da Câmara (www.camara.gov.br). Qualquer interessado poderá baixar e gravar o arquivo.
A Constituição em áudio será atualizada sempre que houver alteração legal - o que pode acontecer até o fim do ano, por exemplo, com a emenda constitucional do Fundeb. A Câmara pretende elaborar versões em áudio de outras leis, com base na procura verificada no portal da Casa na Internet.
Diversidade e superação de desafios
O Dia da Acessibilidade trará uma rica e generosa diversidade de grupos integrados pelos próprios portadores de deficiência, além de artistas que desenvolvem técnicas dirigidas para os deficientes. É o caso da amazonense Cristina Portella, autora de peças como "Cores do Silêncio", já conhecida do público de Brasília. Ela propõe que suas obras sejam "vistas" de olhos fechados, sugerindo uma maior fruição da imaginação através do tato.
Clênio Ventura, tetraplégico, vai exibir seus talentos como pintor. Segurando seus pincéis apenas com a boca, este ex-segurança de 36 anos vai mostrar por que tem produzido encanto entre os brasilienses, em especial entre alunos de escolas públicas. Clênio foi vítima de um acidente ao fazer um mergulho em um local raso do lago de Santo Antônio do Descoberto (GO).
Outro destaque entre os artistas plásticos é Melina Pedroso Silva, com um currículo marcado por desafios e superações. Superou tudo o que a Síndrome de Down lhe impunha como limites e, aos 23 anos, se revela uma pintora madura, com reconhecimento do mercado de trabalho. Seu talento desabrochou em cores fortes e alegres.
No hall da Taquigrafia estarão expostas as esculturas em argila do Grupo Artes Táteis, composto de cinco artistas deficientes visuais - César Achkar, presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, Flávio Luiz, José Ferreira, Márcio Murakami e Paulo Sérgio.
Esforço conjunto
O Programa de Acessibilidade da Câmara foi criado em março de 2004 com base na legislação e seguindo orientações e recomendações de diversas instituições voltadas para a proteção dos direitos de pessoas com deficiência. O programa está focado em três áreas: na parte física dos edifícios que compõem a Câmara, no portal da Câmara (www.camara.gov.br) e em projetos de comunicação, capacitação e sensibilização.
Entre outros produtos, o Portal da Câmara disponibiliza uma versão, em áudio, do Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual, uma síntese da legislação brasileira direcionada às pessoas cegas. O site também tem uma versão em texto escrito (.html e .pdf) do produto.
O Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual pode ser acessado, na internet, por meio do ícone "Acessibilidade", que fica na parte superior direita da página inicial do portal da Câmara, ou pelo atalho:
https://www2.camara.gov.br/acessibilidade/guialegal.html.
O Guia faz parte da política de acessibilidade do portal, que desde o ano passado permite o acesso de todo seu conteúdo a portadores de deficiência visual. Para tornar isso possível, as 5 mil páginas e as 70 mil imagens do portal foram convertidas em equivalentes textuais, ou seja, em áudio.
Outras ações em fase de elaboração são a aquisição de impressoras em Braile, uma nova sinalização visual em toda a Câmara com recursos táteis e sonoros, a adaptação de pelo menos um banheiro por andar de todos os quatro edifícios e a contratação de intérpretes de Libras para a programação da TV Câmara e para atuar nas recepções, eventos e visitas guiadas à Casa.
Mais informações
Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados: www.camara.gov.br (opção Acessibilidade)
E-mail: acessibilidade@camara.gov.br
Coordenadora: Adriana Jannuzzi
Diretoria - Geral / Assessoria de Projetos Especiais
Tel: (61) 3216 - 2025
PROGRAMAÇÃO
Dia da Acessibilidade da Câmara dos Deputados
5 de dezembro de 2006
10h às 12h
Mesa redonda: "A inclusão social na família, na escola e no trabalho"
Local: Plenário 11 das Comissões (adaptado para pessoas com cadeira de roda)
Participantes:
Deputado Leonardo Mattos (PV-MG)
Dep. Eduardo Barbosa (presidente da FENAPAE)
Tânia Rodrigues (presidente da Associação Niteroiense de Deficientes)
João Batista Carvalho (fundador do Comitê Paraolímpico Brasileiro e presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico)
Luciana Sherman (psicóloga especialista em deficiência auditiva)
12h às 14h
Apresentações artísticas
Local: Hall da Taquigrafia
Grupos:
- GIS - Grupo de Integração dos Surdos (performance teatral de deficientes auditivos)
- Corpos em Movimento (dança em cadeira de rodas)
- Perfume de Mulher (dança de deficientes visuais)
16h às 18h
Coquetel de lançamento do CD da Constituição Federal em áudio, com a presença do presidente da Câmara Aldo Rebelo
Local: Hall da Taquigrafia
Apresentações artísticas:
- Grupo Persona (pessoas com deficiência visual)
- Chorinho com Didi Morais (cadeirante) e banda
- Pintura com a boca por Clênio Ventura (artista tetraplégico)
Exposições
Horários: 9h às 18h
Associação Brasiliense de Deficientes Visuais - ABDV
"Artes Táteis"
Escultura
Local: Hall da Taquigrafia
Período: 5 a 15 de dezembro
Cristina Portella
"Cores do Silêncio"
Arte sensorial
Local: Espaço do Servidor
Período: 5 a 8 de dezembro
Clênio Ventura
"Superando limites"
Pintura
Local: Corredor de Acesso ao Plenário
Período: 5 a 8 de dezembro
Melina Pedroso
"Jardim de Mel"
Pintura
Local: Espaço do Servidor
Período: 5 a 8 de dezembro de 2006
Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados
Painel de ações em andamento
Local: Espaço Mário Covas
Período: 5 a 8 de dezembro de 2006