Câmara abre curso de comunicação para parlamentos

29/01/2014 13h04

Durante duas semanas, servidores de parlamentos de seis países de língua portuguesa farão intercâmbio com funcionários da Câmara

O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (7), em solenidade no plenário 4, o 1º Curso de Comunicação Institucional para Parlamentos de Língua Portuguesa, destinado a profissionais de parlamentos de sete países de língua portuguesa que atuam nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas e Divulgação Institucional. O curso é promovido pela Associação de Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP), presidida, atualmente, pelo diretor-geral da Câmara. Os técnicos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste permanecerão em Brasília durante duas semanas.

Abertura do curso de comunicaçãoApós desejar boas vindas aos profissionais de comunicação, Sérgio Sampaio falou das últimas iniciativas da ASG-PLP para integrar os parlamentos de língua portuguesa. "Sentimos grande alegria em poder realizar esse trabalho de  intercâmbio, essa troca de experiências", afirmou o diretor, que anunciou o lançamento de uma revista impressa sobre cooperação técnica em setembro, quando ocorrerá o 7º Encontro da ASG-PLP, em Brasília (na foto, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio (C), ao lado do diretor da Secom, William França, e da chefe da Aproj, Cássia Botelho).

O diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara, William França, também falou na solenidade de abertura do curso. Ele disse que o papel dos profissionais de comunicação dos parlamentos é garantir a transparência dos trabalhos realizados pelos deputados e, ao mesmo tempo, proporcionar aos cidadãos todas as informações necessárias para acompanhar o processo legislativo. William França destacou ainda que é importante esse processo de colaboração entre os profissionais de comunicação que atuam nos parlamentos dos países de língua portuguesa.

Aperfeiçoamento

Para Paula Isabel, assessora de imprensa do presidente do Parlamento de Cabo Verde, esse curso é de grande importância, já que, segundo ela, o Congresso brasileiro está muito avançado na área de comunicação. "Nossa missão é aproximar o Parlamento do cidadão. Daí a necessidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido no Parlamento brasileiro. Nossos horizontes serão alargados, levarei muita coisa para meu país, tenho certeza", disse ela. Paula Isabel formou-se em jornalismo no Rio de Janeiro.

Já Agostinho da Costa, técnico de Relações Públicas, Audiovisual e Documentação do Parlamento de Timor Leste, tem a expectativa de aperfeiçoar sua capacidade técnica para melhor atuar em seu país. Agostinho lembrou que o Timor Leste é um país novo, que ainda está estruturando suas instituições democráticas e por isso tem muito o que aprender no Brasil.

Logo depois da abertura oficial, os profissionais de comunicação que participam do curso fizeram uma visita às dependências da Câmara e do Senado. À tarde, houve uma mesa-redonda para troca de experiências e informações sobre a área de Comunicação Social do Parlamento de cada país participante.

Nesta terça-feira (8), a partir das 8h30, serão realizadas visitas aos veículos de comunicação da Câmara, e, às 10h30, o consultor de Orçamento da Casa Gardel Rodrigues do Amaral fará uma palestra sobre o sistema político brasileiro. Às 14 horas, ocorrerão apresentações sobre as áreas da Secretaria de Comunicação Social (Secom); o portal da Câmara dos Deputados na Internet; comunicação pública; e imagem e crise institucional.