Câmara Ligada discute "atitude"

15/12/2007 23h00

Estudantes de todo o Brasil e deputados participam de debate com a presença da banda pernambucana Cascabulho

 

O programa Câmara Ligada deste domingo (16), às 22h, discute "atitude" com as presenças da banda Cascabulho, dos deputados Lobbe Neto (PSDB-SP) e Felipe Bornier (PHS-RJ), além de estudantes do Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, cidade da periferia do Distrito Feeral; Colégio Estadual José de Assis, de Santo Antônio do Descoberto (GO), e Escola do Novo Gama (GO). Também participam do debate estudantes do Parlamento Jovem, de todo o Brasil, que simularam a atividade parlamentar durante uma semana na Câmara.


Horários de reprise: terça (4h), sexta (19h), sábado (1h e 17h30) e domingo (22h)


Banda Cascabulho

O Cascabulho surgiu em 1995, em Pernambuco, influenciado pela obra de Jackson do Pandeiro - o mestre paraibano do coco. O grupo funde elementos rurais e urbanos, a cultura pop e o jazz com o som regional dos pífanos e dos tambores dos maracatus. Ao longo de sua trajetória, o grupo participou de vários eventos, recebendo inclusive prêmios de destaque no cenário musical nacional e internacional.


Fotos

Imagens do programa podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara, por meio do endereço: https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem


Programa ousado

O Câmara Ligada é um programa de auditório que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temas raramente abordados nas demais emissoras, como atitude, violência e, principalmente, política. O programa estreou em 24 de setembro de 2006 e já teve como atrações, entre outros, as bandas Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife), BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro), o rapper MVBill (Rio de Janeiro), o grupo Atitude Feminina (Distrito Federal), Totonho e os Cabra (Paraíba) e Marco André e o Trio Manari (Pará), Móveis Coloniais de Acaju (Distrito Federal), os rappers Don e Mingau (Rio de Janeiro), a banda curitibana Terminal Guadalupe e a cantora Daúde.

 

O Câmara Ligada foi o único programa para jovens a ganhar do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), criado para indicar obras educativas e informativas que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.

A meta do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O programa começou a ser produzido há quatro anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.



Equipe

Apresentação: Evelin Maciel
Criação e Direção Geral: Bob Fernandes
Coordenação de Produção: Claudia Brisolla
Produção e pesquisa: Shirley Farias
Assistente de produção: Cida Hipólito

Telefones: (61) 3216-1638 / 3216-1620 / 0800 619 619 (ligação gratuita)
E-mail: camaraligada@camara.gov.br


Como sintonizar a TV Câmara

A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo.

Para assistir pela Internet, acesse:
https://www.tv.camara.gov.br/