Abertura - Sr. José Antonio de Carvalho
Internalização de Normas do Mercosul
O SR. JOSÉ ANTONIO DE CARVALHO - Muito obrigado. Bom dia a todos. É com enorme satisfação que vemos tema tão importante e tão central na construção do MERCOSUL em discussão, que, cremos, será profunda e cujos resultados seguramente contribuirão para esse debate interno a que se referiu o Deputado Dr. Rosinha.
O MERCOSUL encontra-se numa fase de especial peculiaridade. Politicamente, há grande apoio, há uma coincidência de mandatos políticos em seu interior, mas, em alguns momentos, temos algumas dificuldades com essa questão de internalização de normas. Há enorme acúmulo de normas que nunca foram internalizadas e não se converteram em normas do MERCOSUL, e há intenso trabalho no âmbito do Mercado Comum e do Conselho de Ministros do MERCOSUL no sentido de criar condições para tratamento mais expedito e diminuição desse acúmulo de normas não internalizadas.
Assim, saúdo a Comissão Parlamentar Conjunta do MERCOSUL pela iniciativa deste Seminário. Esperamos que os resultados contribuam para esse debate.
Muito obrigado, Deputado.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Dr. Rosinha) - Passo a palavra ao Senador Mozarildo Cavalcanti, que está representando o Presidente do Senado Federal, Senador José Sarney.