Flexa Ribeiro-SF 07-11-2007
SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em dez anos de atividade, o Interlegis tem muitas realizações a comemorar, no cumprimento de sua missão essencial de modernização do Poder Legislativo, de aprimorar o diálogo e os canais de comunicação entre o Parlamento e a sociedade, como condição fundamental para o exercício efetivo da democracia.
São muitas as realizações, e não caberia, neste meu breve pronunciamento, destacar todo o conjunto de metas, programas, atividades e ações desenvolvidos pelo Interlegis nesses dez anos de muito sucesso e cooperação entre todas as Casas Legislativas do País.
O acordo firmado entre Brasil, Estados Unidos e Guiné-Bissau contribuirá para a modernização do Parlamento de Guiné-Bissau e levará a experiência do Interlegis para o continente africano.
O Parlamento Virtual do MERCOSUL é outra proposta de vanguarda para a modernização desse organismo internacional, utilizando a Rede Interlegis para realizar reuniões entre os países-membros, sem necessidade de presença física.
O I Censo do Legislativo, em 5.562 Municípios, permitiu uma importante radiografia nacional de todas as Casas Legislativas, consubstanciada numa base de dados integrada com os dados municipais do IBGE, TSE e SIAFI.
Mais de 4.200 Câmaras Municipais e todas as Assembléias Legislativas estaduais fazem parte do Programa Interlegis.
Mais de 20 mil alunos foram treinados, em 30 cursos ministrados no sistema de Educação à Distância.
Cerca de 1.400 parlamentares e servidores das Câmaras Municipais participaram do "Treinamento Básico Interlegis", que compreende microinformática, internet, portal e os programas e sistemas usados pelo Interlegis.
Seiscentas e setenta videoconferências foram realizadas pela Rede Nacional Interlegis, facilitando a comunicação, disseminando conhecimento e economizando tempo, recursos e energia.
Há ainda que destacar a cooperação existente entre o Interlegis e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que apoiou o projeto desde sua fase inicial, propiciou assistência técnica e financeira, e contribuiu para levar essa experiência vitoriosa a outros países.
Sr Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todas essas realizações, todos esses programas e projetos desenvolvidos, em execução e os programas futuros são de grande importância e mereceriam muito maior destaque no Parlamento e em toda a sociedade brasileira, pelo elevado mérito da atuação do Interlegis.
No entanto, gostaria de destacar talvez a mais importante e mais invisível das contribuições do Interlegis: o fortalecimento da democracia.
O fortalecimento da democracia me parece o que de mais nobre e importante existe no trabalho desenvolvido pelo Interlegis, nesses dez anos de trabalho e de realizações.
No mundo moderno, em quase todos os países, o Legislativo é o Poder mais transparente, mais aberto e, também, o mais criticado e o mais incompreendido.
Existe, em grande parte da sociedade, um profundo desconhecimento do papel e da missão do Parlamento e de sua contribuição para o aperfeiçoamento e consolidação da democracia.
O Interlegis tem contribuído efetivamente para aproximar o Parlamento do cidadão, utilizando os modernos meios de comunicação social.
Desejo congratular-me com todos os servidores do Interlegis, com sua diretoria e equipe de colaboradores, pelo excelente trabalho prestado ao Poder Legislativo Nacional.
Finalmente, gostaria ainda de homenagear aqueles que contribuíram diretamente para a concretização do importante projeto do Interlegis, desde seu início em 1997, destacando a pessoa do saudoso Senador Antonio Carlos Magalhães, que teve a coragem de assumir a realização do projeto.
Muito obrigado