PROCD-16-06-05-Tzipora Rimon
130.3.52.O Sessão Solene - CD 15/06/2005-11:39
Publ.: DCD - 16/06/2005 - 26269 TZIPORA RIMON- EMBAIXADORA DO ESTADO DE ISRAEL NO BRASIL.--
CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEM HOMENAGEM
DISCURSO
--------------------------------------------------------------------------------
Sumário
Transcurso do 57º aniversário de criação do Estado de Israel.
--------------------------------------------------------------------------------
A SRA. TZIPORA RIMON - Exmo. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Severino Cavalcanti, Exmo. Deputado Pastor Pedro Ribeiro, Exmos. membros da Câmara dos Deputados, representantes do Grupo Parlamentar Brasil/Israel e da Frente Parlamentar Evangélica, ilustríssimos representantes da comunidade judaica do Brasil e da comunidade evangélica, Exmos. Srs. Embaixadores, em nome do Governo, do Parlamento e do povo de Israel, gostaria de agradecer à Câmara dos Deputados, por dedicar esta sessão solene à celebração dos 57 anos da independência de Israel, e especialmente ao Deputado Pastor Pedro Ribeiro, por sua iniciativa.
Nesta ocasião, não podemos esquecer a sessão da Assembléia Geral da ONU em 29 de novembro de 1947, presidida pelo então Chanceler brasileiro, Oswaldo Aranha, em que se decidiu o estabelecimento do Estado de Israel.
Cinqüenta e sete anos são a concretização de um sonho de 2 mil anos do povo judeu. Desde 1948, quando Israel conquistou sua independência, o Estado alcançou notáveis feitos.
Nosso país cresceu e hoje soma quase 7 milhões de habitantes, entre os quais mais de 1 milhão de cidadãos árabes. Presenciamos a imigração de pessoas provenientes de mais de 100 países, incluindo 1 milhão de judeus da ex-União Soviética e da Etiópia. Não conhecemos outro país que tenha aumentado em 20% sua população em curto período de anos.
Israel conseguiu desenvolver uma extraordinária economia e ciência, especialmente nos campos da alta tecnologia, da medicina, agricultura, biotecnologia e nanotecnologia. Ao mesmo tempo, a rica vida cultural criada em Israel teve como inspiração o renascimento da língua antiga hebraica.
As últimas mudanças ocorridas no Oriente Médio traduzem uma nova realidade, mais benéfica para o povo israelense e para o povo palestino. Israel já deu alguns passos em direção à retomada das negociações e pretende realizar em pouco tempo a evacuação da Faixa de Gaza, prevista no Plano de Desengajamento. Essas são concessões dolorosas que geram desavenças internas, mas o Governo de Israel está decidido a avançar em seu planos.
Recentemente comemoramos os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e lembramos a tragédia do Holocausto. Recordamos também o dever de ensinar a nova geração e lutar contra a indiferença e o racismo.
No último ano, o Brasil e Israel reforçaram a atuação conjunta por meio de visitas oficias mútuas, negociação de acordos, expansão do comércio bilateral e intercâmbio acadêmico e cultural.
No fim do mês passado, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Celso Amorim, fez uma visita oficial a Israel. Na ocasião, encontrou com as altas autoridades israelenses e tivemos um diálogo político e econômico acompanhado de um seminário empresarial entre Israel e Brasil. Antes, recebemos as visitas do Vice-Primeiro-Ministro de Israel, Sr. Ehud Olmert, e do Vice-Ministro da Defesa de Israel, Sr. Zeev Boim, no Brasil.
O diálogo entre os 2 países continuará durante a visita do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sr. Fernando Furlan a Israel, em julho.
O comércio entre os 2 países alcançou a cifra de 700 milhões de dólares em 2004 e há perspectivas de crescimento com a as negociações entre Israel e o MERCOSUL.
Trabalhamos sempre para reforçar e expandir os já existentes laços de amizade entre os povos israelense e brasileiro.
Em nome da Embaixada de Israel no Brasil, gostaria de mais uma vez agradecer aos organizadores desta sessão dedicada aos 57 anos da Independência do Estado de Israel e da exposição Israel sob meus olhos, no Espaço Mário Covas, em especial ao Sr. Pedro Laurindo, Presidente da Haverimbril, e também aos participantes, Parlamentares e representantes das comunidades judaica e evangélica aqui presentes.
Shalom.
Obrigada.