PROCD-09-06-Paulo Pimenta

123.3.52.O Sessão Ordinária - CD 08/06/2005-20:26

Publ.: DCD - 09/06/2005 - 24251 PAULO PIMENTA-PT -RS

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES PELA ORDEM

DISCURSO

--------------------------------------------------------------------------------

Sumário

Regozijo com os resultados obtidos pelos produtores de arroz nas audiências realizadas em Brasília, Distrito Federal.

 

--------------------------------------------------------------------------------

O SR. PAULO PIMENTA (PT-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, pelo número de denúncias e pelas questões postas na Ordem do Dia, muitos poderiam imaginar que a vida real tenha deixado de existir, mas continuamos, no Governo Federal, fazendo grande esforço para que o País continue a crescer, recupere sua estabilidade e sua capacidade de gerar empregos.

Ontem, o Presidente Lula foi enfático, ao dizer que apoiará qualquer tipo de investigação. Contudo, fez um apelo para que o Congresso Nacional não paralise suas atividades, que continue trabalhando e leve à frente uma pauta fundamental de interesse do povo brasileiro, que não pode ser prejudicada devido a questões internas das nossas Casas legislativas.

Um bom exemplo disso, Sr. Presidente, foi o dia de hoje. O Deputado Luís Carlos Heinze, um dos principais líderes do setor agrícola deste País, foi peça fundamental para uma série de atividades em que estiveram presentes Prefeitos da região orizícola dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e lideranças de produtores na Comissão de Agricultura. Eles foram recebidos por outros líderes da agricultura brasileira e pelo próprio Presidente Lula e estiveram no Banco do Brasil.

Ainda recentemente, estivemos em audiência com o Ministro da Agricultura, buscando o apoio do Governo Federal para enfrentar o imenso conjunto de dificuldades com que a orizicultura do País vem se defrontando.

Basicamente, o que há de novo e positivo é a disposição do Presidente Lula ao anunciar recursos para a comercialização do arroz, do algodão e para outros produtos agrícolas que passam por dificuldades. Trata-se de significativo volume de recursos. Fala-se também na implementação de medidas compensatórias para proteger os setores agrícolas prejudicados por importações de países do MERCOSUL.

Por isso, Sr. Presidente, quero registrar a importância do resultado dos trabalhos de hoje e conclamar os produtores a continuarem mobilizados. Não é pelo fato de terem sido anunciadas tais medidas que os problemas vão estar resolvidos. Muita coisa ainda precisa ser feita; muita mobilização ainda será necessária. Mas, sem dúvida alguma, hoje foi um dia importante pela postura do Presidente Lula e do Ministro da Agricultura.

Credito os resultados obtidos nas audiências realizadas hoje à mobilização dos produtores e de suas lideranças.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.