PROCD-10-02-04 Maninha

<p>024.3.52.E Sess&amp;atilde;o Ordin&amp;aacute;ria - CD 09/02/2004-15:06 <br />Publ.: DCD - 10/02/2004 - 4944 MANINHA-PT -DF <br />C&amp;Acirc;MARA DOS DEPUTADOS GRANDE EXPEDIENTE GRANDE EXPEDIENTE<br />DISCURSO <br /><br />--------------------------------------------------------------------------------<br />Sum&amp;aacute;rio <br />Ila&amp;ccedil;&amp;otilde;es extra&amp;iacute;das da viagem de Delega&amp;ccedil;&amp;atilde;o de Parlamentares brasileiros ao M&amp;eacute;xico e aos Estados Unidos da Am&amp;eacute;rica para conhecimento do Acordo de Livre Com&amp;eacute;rcio da Am&amp;eacute;rica do Norte &amp;#8212; NAFTA, e acompanhamento da XVII reuni&amp;atilde;o do Comit&amp;ecirc; de Negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es Comerciais da &amp;Aacute;rea de Livre Com&amp;eacute;rcio das Am&amp;eacute;ricas &amp;#8212; ALCA. Abdica&amp;ccedil;&amp;atilde;o aos subs&amp;iacute;dios da convoca&amp;ccedil;&amp;atilde;o extraordin&amp;aacute;ria do Congresso Nacional, correspondentes ao per&amp;iacute;odo da viagem da oradora ao exterior. Redefini&amp;ccedil;&amp;atilde;o dos par&amp;acirc;metros b&amp;aacute;sicos de negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es em torno da participa&amp;ccedil;&amp;atilde;o do Brasil na ALCA. Vit&amp;oacute;ria alcan&amp;ccedil;ada pelos negociadores do MERCOSUL no processo de implanta&amp;ccedil;&amp;atilde;o da ALCA. Posse da oradora na Presid&amp;ecirc;ncia da Confedera&amp;ccedil;&amp;atilde;o Parlamentar das Am&amp;eacute;ricas &amp;#8212; COPA. Confirma&amp;ccedil;&amp;atilde;o do Deputado Orlando Fantazzini no cargo de Presidente da Comiss&amp;atilde;o de Direitos Humanos da entidade. Escolha da Deputada Iara Bernardi como representante da C&amp;acirc;mara dos Deputados na Rede de Mulheres Parlamentares da Am&amp;eacute;ricas. Atua&amp;ccedil;&amp;atilde;o parlamentar da oradora em prol da integra&amp;ccedil;&amp;atilde;o das Am&amp;eacute;ricas, especialmente da Am&amp;eacute;rica do Sul. Amplia&amp;ccedil;&amp;atilde;o do n&amp;uacute;mero de brasileiros na Confedera&amp;ccedil;&amp;atilde;o Parlamentar das Am&amp;eacute;ricas. An&amp;uacute;ncio de debate em torno da cria&amp;ccedil;&amp;atilde;o do Parlamento do MERCOSUL e do Parlamento das Am&amp;eacute;ricas.<br /><br /><br />--------------------------------------------------------------------------------<br /> <br /> A SRA. MANINHA (PT-DF. Sem revis&amp;atilde;o da oradora.) - Sr. Presidente, muito obrigada n&amp;atilde;o s&amp;oacute; pela apresenta&amp;ccedil;&amp;atilde;o. &amp;Eacute; uma honra fazer um discurso nesta sess&amp;atilde;o cujo Presidente &amp;eacute; V.Exa. <br />Volto &amp;agrave; tribuna para prestar contas a esta Casa dos resultados de minha viagem aos Estados Unidos e ao M&amp;eacute;xico, no &amp;uacute;ltimo dia 27 de janeiro. Integrei uma delega&amp;ccedil;&amp;atilde;o de Parlamentares brasileiros. Fomos conhecer melhor a realidade do Acordo de Livre Com&amp;eacute;rcio da Am&amp;eacute;rica do Norte, o NAFTA, no M&amp;eacute;xico, e acompanhar a XVII Reuni&amp;atilde;o do Comit&amp;ecirc; de Negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es Comerciais para a implanta&amp;ccedil;&amp;atilde;o da &amp;Aacute;rea de Livre Com&amp;eacute;rcio das Am&amp;eacute;ricas, a ALCA.<br />Eu, a Deputada Iara Bernardi e os Deputados Orlando Fantazzini, Thomaz Non&amp;ocirc;, Mauro Passos, Dilceu Sperafico, Paes Landim, Dr. Benedito de Lira, Nilson Mour&amp;atilde;o, Feu Rosa, Tarc&amp;iacute;sio Zimmermann debatemos diretamente com os principais negociadores norte-americanos e mexicanos a realidade que vivem p&amp;oacute;s-NAFTA e as perspectivas que teremos p&amp;oacute;s-ALCA.<br />Foi uma viagem important&amp;iacute;ssima, em que pese ter sido realizada durante a convoca&amp;ccedil;&amp;atilde;o extraordin&amp;aacute;ria.<br />Lembro que solicitamos ao Presidente desta Casa, Deputado Jo&amp;atilde;o Paulo, que durante o per&amp;iacute;odo em que estiv&amp;eacute;ssemos viajando n&amp;atilde;o se depositassem os valores correspondentes &amp;agrave; convoca&amp;ccedil;&amp;atilde;o extraordin&amp;aacute;ria, porque n&amp;atilde;o queremos colocar mais lenha na fogueira em rela&amp;ccedil;&amp;atilde;o a esse debate.<br />Concedo um aparte, com muito prazer, ao nobre Deputado Mauro Benevides.<br />O Sr. Mauro Benevides - Nobre Deputada Maninha, quero louvar a posi&amp;ccedil;&amp;atilde;o assumida por V.Exa., resguardando sua pr&amp;oacute;pria imagem como Parlamentar, de conduta ilibada nesta Casa, e tamb&amp;eacute;m o interesse p&amp;uacute;blico referente &amp;agrave; remunera&amp;ccedil;&amp;atilde;o da convoca&amp;ccedil;&amp;atilde;o extraordin&amp;aacute;ria. V.Exa., que tem tradi&amp;ccedil;&amp;atilde;o na vida p&amp;uacute;blica brasileira, de forma particular no Distrito Federal, naturalmente quis deixar patente, mais uma vez, sua postura de dignidade no exerc&amp;iacute;cio do seu mandato parlamentar. Congratula&amp;ccedil;&amp;otilde;es a V.Exa.<br />A SRA. MANINHA - Obrigada, Deputado Mauro Benevides.<br />Sr. Presidente, na discuss&amp;atilde;o e observa&amp;ccedil;&amp;atilde;o do per&amp;iacute;odo p&amp;oacute;s-implanta&amp;ccedil;&amp;atilde;o do NAFTA no Estado mexicano, verificamos, em decorr&amp;ecirc;ncia das avalia&amp;ccedil;&amp;otilde;es feitas pelo Governo, Parlamento, empresariado e trabalhadores mexicanos, que sua implanta&amp;ccedil;&amp;atilde;o levou ao crescimento do PIB, mas n&amp;atilde;o melhorou a qualidade de vida da popula&amp;ccedil;&amp;atilde;o do M&amp;eacute;xico nem gerou empregos.<br />Ouvimos de todos a &amp;uacute;nica afirmativa de que o tratado comercial n&amp;atilde;o pode ser, por si s&amp;oacute;, processo de desenvolvimento social de um pa&amp;iacute;s. Por isso mesmo, o que foi feito no M&amp;eacute;xico n&amp;atilde;o pode ser repetido em nosso Pa&amp;iacute;s.<br />Foi um longo e exaustivo debate, no qual comprovamos que, principalmente no setor crucial, o mesmo que o Brasil hoje debate, a agricultura, o Tratado de Livre Com&amp;eacute;rcio das Am&amp;eacute;ricas, dos Estados Unidos, Canad&amp;aacute; e M&amp;eacute;xico, trouxe fenomenal preju&amp;iacute;zo ao pequeno agricultor mexicano.<br />Esse segmento da agricultura mexicana, pode-se dizer, Sr. Presidente, est&amp;aacute; falido, n&amp;atilde;o tem condi&amp;ccedil;&amp;otilde;es de sobreviv&amp;ecirc;ncia. Por qu&amp;ecirc;? Porque o milho, principal produto da agricultura familiar mexicana, n&amp;atilde;o consegue subsistir e concorrer com o grande irm&amp;atilde;o e vizinho, os Estados Unidos da Am&amp;eacute;rica.<br />A delega&amp;ccedil;&amp;atilde;o parlamentar brasileira foi exemplo para toda a Am&amp;eacute;rica. Al&amp;eacute;m disso, a integra&amp;ccedil;&amp;atilde;o entre Executivo e Legislativo mostrada pelo Brasil foi, sem d&amp;uacute;vida, um dos fatos pol&amp;iacute;ticos mais importantes da reuni&amp;atilde;o de Puebla.<br />Pela primeira vez, as negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es entre delegados governamentais foi totalmente aberta &amp;agrave; participa&amp;ccedil;&amp;atilde;o dos Parlamentares. Apesar de haver na&amp;ccedil;&amp;otilde;es nas quais a cobran&amp;ccedil;a e o monitoramento das tratativas pelo Poder Legislativo s&amp;atilde;o mais intensos &amp;#8212; como ocorre no Brasil, na Argentina e na Venezuela &amp;#8212; , na maioria das na&amp;ccedil;&amp;otilde;es esse Poder fica alijado do processo e, &amp;agrave;s vezes, sequer sabe o que est&amp;aacute; sendo negociado. A atua&amp;ccedil;&amp;atilde;o da delega&amp;ccedil;&amp;atilde;o brasileira foi exemplo que mudar&amp;aacute; a configura&amp;ccedil;&amp;atilde;o das pr&amp;oacute;ximas reuni&amp;otilde;es no &amp;acirc;mbito da ALCA.<br />Acreditamos tamb&amp;eacute;m, Sr. Presidente &amp;#8212; da&amp;iacute; nossa insist&amp;ecirc;ncia em acompanhar t&amp;atilde;o de perto o processo de negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es em torno da cria&amp;ccedil;&amp;atilde;o da ALCA &amp;#8212; , que pode ser perigoso para os interesses populares concentrar as negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es nas m&amp;atilde;os do Poder Executivo dos pa&amp;iacute;ses interessados. O aumento da transpar&amp;ecirc;ncia ocorrido em Puebla facilita a democratiza&amp;ccedil;&amp;atilde;o do tema e a participa&amp;ccedil;&amp;atilde;o popular na conforma&amp;ccedil;&amp;atilde;o da ALCA. Deputados e Senadores n&amp;atilde;o podem ser apenas ratificadores de tratados acordados entre os Executivos, como venho argumentando insistentemente em todas as inst&amp;acirc;ncias de discuss&amp;atilde;o do tema.<br />Principal resultado da atua&amp;ccedil;&amp;atilde;o dos negociadores brasileiros, o que importa hoje na discuss&amp;atilde;o da ALCA n&amp;atilde;o &amp;eacute; mais data de in&amp;iacute;cio de vig&amp;ecirc;ncia do acordo que pretendemos assinar, 2005, e sim o seu conte&amp;uacute;do. <br />Fixar tal conte&amp;uacute;do era o objetivo central da XVII Reuni&amp;atilde;o do Comit&amp;ecirc; de Negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es Comerciais da ALCA. Mas a reuni&amp;atilde;o terminou sem que tenhamos conclu&amp;iacute;do essa fase dos entendimentos. N&amp;atilde;o se tratou de um fracasso, como querem fazer parecer alguns; apenas n&amp;atilde;o foi poss&amp;iacute;vel finalizar acordo que envolve tantas e t&amp;atilde;o complexas decis&amp;otilde;es.<br />Em pronunciamento que fiz em dezembro pr&amp;oacute;ximo passado, nesta mesma tribuna, j&amp;aacute; alertava para as dificuldades que enfrentar&amp;iacute;amos no M&amp;eacute;xico. Eu disse, &amp;agrave; &amp;eacute;poca, que para o pr&amp;oacute;ximo Comit&amp;ecirc; Negociador seria necess&amp;aacute;rio definirmos os par&amp;acirc;metros que iriam compor, em cada uma nas 9 &amp;aacute;reas de negocia&amp;ccedil;&amp;atilde;o, o conjunto comum de direitos e obriga&amp;ccedil;&amp;otilde;es da ALCA.<br />Ademais, Sr. Presidente, sublinhei que, embora essa n&amp;atilde;o fosse tarefa f&amp;aacute;cil, a partir da&amp;iacute; ter&amp;iacute;amos um balizamento claro e bem definido para seguir o processo negociador at&amp;eacute; sua conclus&amp;atilde;o, em janeiro de 2005.<br />Nos Estados Unidos das Am&amp;eacute;ricas, fomos recebidos pelo Sr. Peter Allgeier, o segundo homem na hierarquia do Estado norte-americano para o com&amp;eacute;rcio exterior. Tivemos com ele um debate de 45 minutos sobre o Tratado de Livre Com&amp;eacute;rcio das Am&amp;eacute;ricas e o ouvimos afirmar &amp;#8212; diferentemente do que disse no Brasil quando aqui esteve, em outubro passado &amp;#8212; que os Estados Unidos n&amp;atilde;o t&amp;ecirc;m pressa para assinar o tratado e que, sem o Brasil, o acordo n&amp;atilde;o existir&amp;aacute;.<br />O Sr. Peter Allgeier e o co-Presidente brasileiro das negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es, o Embaixador Adhemar Bahadian, disseram &amp;agrave; imprensa, em entrevista coletiva concedida no &amp;uacute;ltimo s&amp;aacute;bado, que a reuni&amp;atilde;o de Puebla entrava naquele momento em recesso para que nossos pa&amp;iacute;ses pudessem discutir mais profundamente, em &amp;acirc;mbito interno, as respectivas propostas. A reuni&amp;atilde;o ser&amp;aacute; retomada no m&amp;ecirc;s de mar&amp;ccedil;o, novamente em Puebla.<br />Os 2 co-Presidentes, na declara&amp;ccedil;&amp;atilde;o conjunta que fizeram, dizem justificar-se o recesso por 2 problemas. Em primeiro lugar, o panorama &amp;eacute; inteiramente novo. Na Confer&amp;ecirc;ncia Ministerial de Miami, em novembro, deu-se forte guinada nas negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es, o que as dividiu em 2 blocos: o conjunto comum e obrigat&amp;oacute;rio para todos, por um lado, e os acordos plurilaterais, mais ambiciosos, mas n&amp;atilde;o obrigat&amp;oacute;rios, por outro lado.<br />Essa foi a primeira efetiva vit&amp;oacute;ria dos negociadores do MERCOSUL no contexto da ALCA. N&amp;oacute;s v&amp;iacute;nhamos h&amp;aacute; muito chamando a aten&amp;ccedil;&amp;atilde;o para a necessidade de redefinirmos os par&amp;acirc;metros b&amp;aacute;sicos de negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es da A&amp;eacute;rea de Livre Com&amp;eacute;rcio das Am&amp;eacute;ricas, e em Miami conseguimos provar que, mais que o prazo, a preocupa&amp;ccedil;&amp;atilde;o que deveria nortear nossos posicionamentos era a de configurar um acordo que fosse, de fato, interessante para os 34 pa&amp;iacute;ses e que atendesse &amp;agrave;s expectativas de desenvolvimento n&amp;atilde;o apenas econ&amp;ocirc;mico, mas, principalmente, social de nossas na&amp;ccedil;&amp;otilde;es.<br />A interpreta&amp;ccedil;&amp;atilde;o da delega&amp;ccedil;&amp;atilde;o brasileira &amp;eacute; a de que n&amp;atilde;o houve tempo suficiente em Puebla para que os 34 pa&amp;iacute;ses absorvessem a mudan&amp;ccedil;a do eixo das negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es.<br />A segunda explica&amp;ccedil;&amp;atilde;o para o recesso de Puebla est&amp;aacute; clara no documento final, que diz que &quot;a tarefa revelou-se muito complexa&quot;. Por isso, &quot;as delega&amp;ccedil;&amp;otilde;es precisam de mais tempo&quot;, para &quot;realizar consultas em nossas capitais e entre as delega&amp;ccedil;&amp;otilde;es&quot;.<br />O n&amp;oacute; dos entendimentos sobre a ALCA &amp;eacute;, sem d&amp;uacute;vida, Sras. e Srs. Deputados, a quest&amp;atilde;o agr&amp;iacute;cola, que vem minando todas as recentes negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es comerciais no &amp;acirc;mbito da Organiza&amp;ccedil;&amp;atilde;o Mundial do Com&amp;eacute;rcio e da ALCA, bem como as realizadas entre o MERCOSUL e a Uni&amp;atilde;o Europ&amp;eacute;ia.<br />O MERCOSUL apresentou, em Puebla, proposta ambiciosa acerca do tema, a qual previa, entre outros pontos, a elimina&amp;ccedil;&amp;atilde;o dos subs&amp;iacute;dios &amp;agrave;s exporta&amp;ccedil;&amp;otilde;es e o contrabalanceamento dos nocivos efeitos dos subs&amp;iacute;dios internos &amp;#8212; aplicados principalmente pelos Estados Unidos da Am&amp;eacute;rica &amp;#8212; ao com&amp;eacute;rcio.<br />Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, houve algum movimento no sentido de se eliminarem os subs&amp;iacute;dios &amp;agrave;s exporta&amp;ccedil;&amp;otilde;es, mas os EUA condicionaram tal medida &amp;agrave; cria&amp;ccedil;&amp;atilde;o de &quot;mecanismo para contrabalan&amp;ccedil;ar e/ou dissuadir as importa&amp;ccedil;&amp;otilde;es de produtos agr&amp;iacute;colas subsidiados provenientes de pa&amp;iacute;ses n&amp;atilde;o-membros da ALCA&quot;.<br />Mais que com a ALCA em si, os norte-americanos se preocupam com a possibilidade de os europeus, cujos subs&amp;iacute;dios s&amp;atilde;o pesados, virem a se beneficiar da elimina&amp;ccedil;&amp;atilde;o dos benef&amp;iacute;cios existentes nas Am&amp;eacute;ricas &amp;#8212; ali&amp;aacute;s, n&amp;oacute;s, brasileiros, temos que dar mais aten&amp;ccedil;&amp;atilde;o aos nossos interesses relacionados ao Mercado Comum Europeu, que a C&amp;acirc;mara muito pouco debate, Deputado Miro Teixeira.<br />Deputado Miro Teixeira, quero saudar V.Exa., j&amp;aacute; que n&amp;atilde;o pude faz&amp;ecirc;-lo quando voltou a ser L&amp;iacute;der do Governo nesta Casa &amp;#8212; n&amp;atilde;o estava presente no momento em que V.Exa. assumiu. Portanto, cumprimento-o neste momento.<br />Ou&amp;ccedil;o com prazer o aparte de V.Exa.<br />O Sr. Miro Teixeira - N&amp;atilde;o gostaria de interromp&amp;ecirc;-la, nobre Deputada, mas, j&amp;aacute; que V.Exa., generosamente, me concede um aparte neste momento, aproveito o ensejo para dizer que a nobre colega faz, a meu ver, correta abordagem de todas as discuss&amp;otilde;es multilaterais que v&amp;ecirc;m sendo travadas. N&amp;atilde;o &amp;eacute; poss&amp;iacute;vel continuarmos a politizar, pura e simplesmente, o debate. V.Exa. traz o assunto ao trilho em que deve estar: a discuss&amp;atilde;o deve ser voltada para a defini&amp;ccedil;&amp;atilde;o dos interesses do nosso Pa&amp;iacute;s. Somos abertos ao di&amp;aacute;logo, ao debate, mas &amp;eacute; preciso que de fato eles existam. Afinal, o ambiente de rendi&amp;ccedil;&amp;atilde;o n&amp;atilde;o atende em nada aos interesses do desenvolvimento do Brasil nem do povo brasileiro. N&amp;atilde;o existe neste momento discuss&amp;atilde;o internacional relacionada exclusivamente &amp;agrave; ALCA. Essa &amp;eacute; apenas uma das discuss&amp;otilde;es. O ambiente de multilateralidade que a diplomacia brasileira, por determina&amp;ccedil;&amp;atilde;o do Presidente Lula, tem buscado &amp;eacute; o que melhor atende ao Brasil. Por que n&amp;atilde;o buscarmos maior aproxima&amp;ccedil;&amp;atilde;o com a &amp;Iacute;ndia? Por que n&amp;atilde;o tentarmos maior aproxima&amp;ccedil;&amp;atilde;o com a China? O que dizer, ent&amp;atilde;o, de nos aproximarmos do continente europeu? O MERCOSUL e a ALCA s&amp;atilde;o mat&amp;eacute;rias complexas que se interligam, que se conectam, e cada uma s&amp;oacute; pode ser analisada se considerada a sua rela&amp;ccedil;&amp;atilde;o com a outra. Dessa maneira, teremos possibilidade de buscar melhor condi&amp;ccedil;&amp;atilde;o de desenvolvimento para o Brasil. N&amp;atilde;o me refiro apenas &amp;agrave; negocia&amp;ccedil;&amp;atilde;o sobre a exporta&amp;ccedil;&amp;atilde;o de mat&amp;eacute;rias-primas. N&amp;atilde;o &amp;eacute; isso! Falo da necessidade de tamb&amp;eacute;m buscarmos entrar no mercado internacional com produtos de bom valor agregado. Trata-se de discuss&amp;atilde;o absolutamente despolitizada. O interesse envolvido &amp;eacute; nacional. O debate n&amp;atilde;o envolve interesses espec&amp;iacute;ficos da Esquerda, da Direita, ou do Centro. N&amp;atilde;o &amp;eacute; isso. &amp;Eacute; esse o enfoque que V.Exa. traz &amp;agrave; tribuna e que orgulha a C&amp;acirc;mara dos Deputados. V.Exa. est&amp;aacute; de parab&amp;eacute;ns.<br />A SRA. MANINHA - Obrigada, Deputado Miro Teixeira.<br />Na opini&amp;atilde;o do Vice-Chanceler argentino Mart&amp;iacute;n Redrado, Presidente de turno do MERCOSUL, &quot;n&amp;atilde;o pedimos coisas imposs&amp;iacute;veis, mas houve pouca receptividade de outros pa&amp;iacute;ses&quot;. No MERCOSUL, temos consci&amp;ecirc;ncia de que, como afirmou o Ministro argentino, &quot;s&amp;atilde;o os outros que t&amp;ecirc;m que se mover neste momento&quot;. No entanto, n&amp;atilde;o podemos querer que apenas uns se mexam. &amp;Eacute; verdade, como sugeriu Allgeier, que todos precisam fazer movimentos em dire&amp;ccedil;&amp;atilde;o ao consenso, desde que preservada a soberania nacional de cada um.<br />A proximidade das elei&amp;ccedil;&amp;otilde;es americanas torna dif&amp;iacute;cil para o governo daquele pa&amp;iacute;s enfrentar a press&amp;atilde;o dos produtores agr&amp;iacute;colas em prol da preserva&amp;ccedil;&amp;atilde;o do protecionismo que os defende.<br />Nada disso, no entanto, &amp;eacute; motivo suficiente para que se conclua pelo fracasso de Puebla. Acordo com a dimens&amp;atilde;o da ALCA precisa de tempo de matura&amp;ccedil;&amp;atilde;o. N&amp;atilde;o podemos nos sentir pressionados por prazos. Vamos fazer o melhor para nossos povos.<br />Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, al&amp;eacute;m de participar das negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es da ALCA, assumi, em Puebla, a presid&amp;ecirc;ncia da Confedera&amp;ccedil;&amp;atilde;o Parlamentar das Am&amp;eacute;ricas, a COPA, eleita durante a &amp;uacute;ltima Assembl&amp;eacute;ia Geral da entidade, em novembro passado, em Caracas.<br />No mesmo evento, os Deputados Orlando Fantazzini e Iara Bernardi foram eleitos Presidente da Comiss&amp;atilde;o de Direitos Humanos e representante da C&amp;acirc;mara dos Deputados na Rede de Mulheres Parlamentares das Am&amp;eacute;ricas, respectivamente.<br />A COPA re&amp;uacute;ne todos os Parlamentos nacionais do continente e v&amp;aacute;rias Assembl&amp;eacute;ias Estaduais dos pa&amp;iacute;ses americanos. &amp;Eacute; a &amp;uacute;nica inst&amp;acirc;ncia parlamentar multinacional americana que re&amp;uacute;ne Estados Unidos e Cuba.<br />Fortalecer o interc&amp;acirc;mbio de Poderes Legislativos federais e locais dos 35 pa&amp;iacute;ses americanos, com objetivo de aumentar a interven&amp;ccedil;&amp;atilde;o parlamentar no processo pol&amp;iacute;tico-econ&amp;ocirc;mico e criar o Parlamento das Am&amp;eacute;ricas &amp;eacute; o desafio que assumo em minha gest&amp;atilde;o frente &amp;agrave; Confedera&amp;ccedil;&amp;atilde;o.<br />Na condi&amp;ccedil;&amp;atilde;o de Relatora da Comiss&amp;atilde;o Especial de Acompanhamento das Negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es da &amp;Aacute;rea de Livre Com&amp;eacute;rcio das Am&amp;eacute;ricas, Vice-Presidente da Comiss&amp;atilde;o de Rela&amp;ccedil;&amp;otilde;es Exteriores e de Defesa Nacional e Presidente do Grupo de Amizade Brasil-Argentina desta Casa, tenho dedicado meu mandato ao processo de integra&amp;ccedil;&amp;atilde;o da Am&amp;eacute;rica, em especial da Am&amp;eacute;rica do Sul.<br />Consciente do momento especial que vive o continente, tenho defendido o esfor&amp;ccedil;o de aproxima&amp;ccedil;&amp;atilde;o que depender&amp;aacute; diretamente de nossa capacidade de superar diferen&amp;ccedil;as, vencer preconceitos e avan&amp;ccedil;ar para construir uma identidade americana.<br />Vivemos um momento particularmente especial nas Am&amp;eacute;ricas. A vit&amp;oacute;ria da democracia na maioria quase absoluta dos pa&amp;iacute;ses abriu espa&amp;ccedil;o para a consolida&amp;ccedil;&amp;atilde;o de partidos pol&amp;iacute;ticos de origem verdadeiramente popular.<br />Pode n&amp;atilde;o parecer, mas estamos promovendo uma grande mudan&amp;ccedil;a, resultado de processo que vem se fortalecendo muito lentamente desde os primeiros anos de nossa coloniza&amp;ccedil;&amp;atilde;o, processo que nos obrigou a enfrentar situa&amp;ccedil;&amp;otilde;es limites, muitas vezes de ruptura, todavia, sem deixar de avan&amp;ccedil;ar s&amp;eacute;culo ap&amp;oacute;s s&amp;eacute;culo.<br />A consolida&amp;ccedil;&amp;atilde;o do Partido dos Trabalhadores, sua chegada ao poder, as alian&amp;ccedil;as e vit&amp;oacute;rias em elei&amp;ccedil;&amp;otilde;es de n&amp;iacute;veis distintos, de partidos ind&amp;iacute;genas, em v&amp;aacute;rios pa&amp;iacute;ses do continente, s&amp;atilde;o os sintomas mais evidentes dessa tomada de consci&amp;ecirc;ncia e de que finalmente estamos alcan&amp;ccedil;ando a estatura de na&amp;ccedil;&amp;otilde;es independentes, cujos povos j&amp;aacute; n&amp;atilde;o t&amp;ecirc;m medo de assumir o projeto de futuro que deseja para seus filhos, na&amp;ccedil;&amp;otilde;es que deixam de ser tuteladas por elites que, nos &amp;uacute;ltimos 500 anos, estiveram sempre mais comprometidas com seus interesses particulares.<br />Este &amp;eacute; um movimento que busca estabilidade econ&amp;ocirc;mica n&amp;atilde;o como fim em si mesma e que, por isso, n&amp;atilde;o tem se intimidado diante das crises, obrigando a elite a reformular seu pensamento e tentar recuperar a ideologia de seus partidos pol&amp;iacute;ticos. <br />Assim, mesmo tendo que lidar com graves e distintas crises, Argentina, Bol&amp;iacute;via, Brasil, Col&amp;ocirc;mbia, M&amp;eacute;xico e Venezuela, para citar apenas alguns, t&amp;ecirc;m se mantido nessa dire&amp;ccedil;&amp;atilde;o.<br />A medida da for&amp;ccedil;a dessa mudan&amp;ccedil;a pode ser aferida com facilidade pela posi&amp;ccedil;&amp;atilde;o assumida pelos pa&amp;iacute;ses americanos mais pobres nos f&amp;oacute;runs multilaterais de negocia&amp;ccedil;&amp;otilde;es comerciais.<br />A implanta&amp;ccedil;&amp;atilde;o da ALCA deve, por isso mesmo, ter como principal objetivo atender harmoniosamente &amp;agrave;s necessidades de nossos povos, preservando as economias nacionais, e dar novo sentido &amp;agrave; globaliza&amp;ccedil;&amp;atilde;o, transformando, para implantar pol&amp;iacute;ticas multilaterais de desenvolvimento social.<br />A participa&amp;ccedil;&amp;atilde;o do maior n&amp;uacute;mero de Parlamentares nacionais na Confedera&amp;ccedil;&amp;atilde;o Parlamentar das Am&amp;eacute;ricas &amp;eacute; fundamental para o sucesso de nossa integra&amp;ccedil;&amp;atilde;o. J&amp;aacute; estamos discutindo o projeto do Parlamento do MERCOSUL e, muito em breve, estaremos debatendo as bases do Parlamento das Am&amp;eacute;ricas.<br />Portanto, convido todos os Parlamentares brasileiros a participar desse esfor&amp;ccedil;o, para que, finalmente, vejamos as discuss&amp;otilde;es econ&amp;ocirc;micas ganharem o f&amp;oacute;rum pol&amp;iacute;tico que ampliar&amp;aacute; sua repercuss&amp;atilde;o e possibilitar&amp;aacute; a cria&amp;ccedil;&amp;atilde;o de uma receita de integra&amp;ccedil;&amp;atilde;o econ&amp;ocirc;mica que inverta a prioridade do desenvolvimento sem causar traumas &amp;#8212; desenvolvimento econ&amp;ocirc;mico, mas tamb&amp;eacute;m social.<br />Eram minhas palavras, relat&amp;oacute;rio de t&amp;atilde;o importante viagem que fizemos aos Estados Unidos da Am&amp;eacute;rica e ao Congresso do Estado do M&amp;eacute;xico. Agrade&amp;ccedil;o com todo carinho a receptividade ao povo de Puebla, que t&amp;atilde;o bem recebeu todos os Parlamentares brasileiros.<br />Muito obrigada, Sr. Presidente.<br />O SR. PRESIDENTE (Maur&amp;iacute;cio Rabelo) - Nobre Deputada Maninha, no exerc&amp;iacute;cio da Presid&amp;ecirc;ncia dos trabalhos, externo nossa alegria por ter V.Exa. &amp;agrave; frente desse brilhante trabalho no Parlamento das Am&amp;eacute;ricas. Temos certeza de que o assunto n&amp;atilde;o poderia estar em melhores m&amp;atilde;os, se n&amp;atilde;o nas dessa brilhante Parlamentar que orgulha o Congresso brasileiro.</p>