PROCD-08-07-04 Joao Grandao

147.2.52.O Sessão Extraordinária - CD 07/07/2004-12:02
Publ.: DCD - 08/07/2004 - 31592 JOÃO GRANDÃO-PT -MS
CÂMARA DOS DEPUTADOS ORDEM DO DIA PELA ORDEM
DISCURSO

--------------------------------------------------------------------------------
Sumário
Artigos de imprensa que ressaltam a importância da construção do pólo binacional gasquímico na fronteira do município de Corumbá, Estado do Mato Grosso do Sul, e Bolívia.


--------------------------------------------------------------------------------

O SR. JOÃO GRANDÃO (PT-MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de registrar que, nas votações anteriores, votei com o Partido dos Trabalhadores.
Passo a abordar tema, Sras. e Srs. Deputados, referente à construção do pólo gasquímico binacional em Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia. Tal assunto está em destaque hoje na imprensa nacional, o que demonstra o esforço do Governo Lula em apoiar o processo de industrialização do nosso Estado. O pólo gasquímico é um empreendimento orçado em 1,3 bilhão de dólares e que vai gerar algo entre cinco mil e seis mil pontos de trabalho.
O jornal O Estado de S. Paulo, em matéria intitulada Brasil e Bolívia decidem construir pólo gasquímico, ressalta que o pólo consumirá, a partir de 2010, três milhões de metros cúbicos de gás natural boliviano por dia para a produção de polietileno, usado na fabricação de sacolas, embalagens, tubos e utensílios.
O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, em sua reportagem, também destacou a importância do pólo gasquímico não só para a economia de Mato Grosso do Sul, como de outros Estados que dependem dessa matéria-prima.
A vontade do Brasil e da Bolívia em desenvolver esse projeto vem ao encontro da luta do Governador Zeca do PT, que desde o início da sua administração vem trabalhando no sentido de utilizar melhor o potencial gasquímico da Bolívia, para garantir a industrialização do Estado.
Todos os estudos mostram que é possível produzir tubos e outros produtos de polietileno, fertilizante à base de uréia, além de outros derivados do gás natural. É claro que há necessidade de aprofundamento da pesquisa, o que é perfeitamente justificável, tendo em vista o porte do empreendimento - e isso está sendo desenvolvido pela PETROBRAS e técnicos do próprio Estado.
O pólo gasquímico de Corumbá e Puerto Suárez será tema da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Carlos Mesa (Bolívia), nesta quinta-feira, em Santa Cruz de la Sierra. Também participará do encontro o Governador Zeca do PT, convidado pela Presidência da República, tendo em vista ter sido o idealizador e maior defensor do empreendimento.
Defendemos essa iniciativa por acreditarmos que não podemos ficar atrelados apenas à cultura da soja e à criação de gado bovino, pois precisamos trabalhar pela industrialização do Estado, forma mais eficaz de gerar maior quantidade de empregos e possibilitar o aumento da renda per capita da população.
Muito Obrigado.