PROCD-05-02-04 Joao Grandao
019.3.52.E Sessão Ordinária - CD 04/02/2004-16:08
Publ.: DCD - 05/02/2004 - 4001 JOÃO GRANDÃO-PT -MS
CÂMARA DOS DEPUTADOS GRANDE EXPEDIENTE PELA ORDEM
DISCURSO
--------------------------------------------------------------------------------
Sumário
Presença em encontro internacional realizado em Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, de autoridades e empresários do Brasil, da Argentina, do Chile e da Bolívia para discussão sobre o corredor bioceânico da América do Sul.
--------------------------------------------------------------------------------
O SR. JOÃO GRANDÃO (PT-MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, está acontecendo hoje, em Campo Grande, o primeiro encontro internacional, que reúne autoridades e empresários do Brasil, da Argentina, do Chile e da Bolívia, para discutir o corredor bioceânico da América do Sul. O evento, que prossegue até amanhã, vai selar o compromisso das autoridades dos 4 países na recuperação e na operacionalização do corredor ferroviário, que, além de integrar fisicamente o continente, pode ser utilizado para o turismo e ser uma rota de escoamento da produção do MERCOSUL, com destino ao mercado asiático via portos do Chile.
O corredor está ligado por uma ferrovia com 4.269 quilômetros, que parte de Santos, no litoral paulista, passa por Mato Grosso do Sul, corta o Pantanal, com escala na Cordilheira dos Andes, passa pelo deserto do Atacama, até chegar em Antofagasta, no mar chileno.
Com o corredor, a distância que separa o Brasil da Índia e da China será encurtada em mais de 7 mil quilômetros, o que significa a redução do custo de transporte e garante maior competição para os produtos brasileiros no mercado internacional.
Sras. e Srs. Deputados, além da questão econômica e de integração dos países, o corredor ferroviário pode transformar-se mais que rapidamente em concorrido roteiro turístico, por cortar as mais belas e diversas paisagens da América do Sul.
Aproveitamos esta oportunidade para parabenizar o Governo popular do Governador Zeca do PT pelo empenho na consolidação da rota bioceânica. Em seus planos, está a implantação de trem turístico que parte de Campo Grande rumo a Antofagasta. Assim, o retorno do tão sonhado Trem do Pantanal pode se tornar realidade.
Por fim, desejamos aos empresários e às lideranças políticas que participam desse evento sucesso nas discussões e que não só a economia saia lucrando, mas também toda a população de Mato Grosso do Sul, com ênfase no homem pantaneiro.
Sr. Presidente, peço a divulgação deste pronunciamento nos órgãos de comunicação da Casa.
Muito obrigado.