PROCD-16-05-03 Fernando Ferro
079.1.52.O Sessão Extraordinária - CD 15/05/2003-12:00
Publ.: DCD - 16/05/2003 - 21010 FERNANDO FERRO-PT -PE
CÂMARA DOS DEPUTADOS ORDEM DO DIA PELA ORDEM
DISCURSO
--------------------------------------------------------------------------------
Sumário
Congratulações ao povo argentino pela eleição do novo Presidente da República. Necessidade de união dos países da América do Sul para fortalecimento da democracia e para resgate do MERCOSUL.
--------------------------------------------------------------------------------
O SR. FERNANDO FERRO (PT-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, queremos saudar, por sua escolha política, o povo argentino, que, mesmo dentro de um conturbado processo econômico, finalmente elegeu seu Presidente. Houve uma esmagadora rejeição do povo argentino ao ex-Presidente Menem, que assim como Fujimori, Fernando Collor de Melo e Salinas de Gortari, do México, representa a tentativa do crime organizado de assumir diretamente o governo dos países latino-americanos.
Nosso sentimento de satisfação, de felicidade mesmo, deve-se exatamente ao fato de que, mesmo com as dificuldades que enfrenta, o povo argentino resolveu optar pelo processo democrático para recuperar sua organização política, administrativa e social. Esperamos que o novo Governo dê certo, para que possamos consolidar a democracia em nosso continente e afastar de vez todos os representantes desse ideário neoliberal que tanta tragédia provocou, tantas mazelas e tanto sofrimento trouxe para os povos de países da América Latina, a exemplo do nefasto Governo Menem, que finalmente foi soterrado, com a rejeição maciça do povo argentino, que congratulamos.
Auguramos sucesso ao novo Governo que se inicia, e que precisa, inclusive, do apoio de todos nós, como manifestado pelo Presidente Lula em diversas situações, na sua iniciativa de resgatar o MERCOSUL e conduzir a América Latina para um destino de paz, prosperidade e progresso.
Era o que tínhamos a registrar, neste momento político em que o povo argentino finalmente consolida sua nova Presidência.