PROCD-15-03-03 Feu Rosa


--------------------------------------------------------------------------------

Documento 4/422

--------------------------------------------------------------------------------

013.1.52.O Sessão Ordinária - CD 12/03/2003-16:38

Publ.: DCD - 15/03/2003 - 6945 FEU ROSA-PSDB -ES

CÂMARA DOS DEPUTADOS GRANDE EXPEDIENTE PELA ORDEM

DISCURSO

--------------------------------------------------------------------------------

Sumário

Saudação à Miss do Estado do Espírito Santo, Franscieli Dulianel, presente no plenário. Visita do Subsecretário de Comércio dos Estados Unidos da América, William Lash III, à Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

 

--------------------------------------------------------------------------------

O SR. FEU ROSA (PSDB-ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de mais nada, quero saudar a Miss Espírito Santo, que se encontra presente, e parabenizar V.Exa. pela homenagem feita em nosso nome a todas as misses.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tenho a satisfação de informar a V.Exas. que a Representação Brasileira na Comissão Parlamentar Conjunta do MERCOSUL recebeu, atendendo a pedido da Embaixada dos Estados Unidos, no último dia 27 de fevereiro de 2003, o Subsecretário de Comércio norte-americano, Sr. William Lash III.

Devo ressaltar, Sras. e Srs. Parlamentares, que o Subsecretário William Lash veio ao Brasil em visita aos Ministérios de Minas e Energia e das Comunicações, ao Embaixador Clodoaldo Hugueney, Subsecretário de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, e ao Senador Aloizio Mercadante, com quem abordou vários temas do comércio bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos e, em especial, sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas, a ALCA.

O Subsecretário William Lash, no Brasil, deu-se conta da importância de também visitar o Legislativo, tendo escolhido a Comissão Parlamentar Conjunta do MERCOSUL para entrevistar-se com Parlamentares brasileiros.

Participaram conosco da reunião na CPCM com o representante comercial do Governo Bush os Deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Osmar Serraglio (PMDB-PR), todos nós membros titulares da CPCM.

Entendo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, que a visita do Sr. William Lash é significativa do ponto de vista protocolar da diplomacia comercial norte-americana e dos seus objetivos quanto ao projeto de criação da ALCA, no instante em que um novo governo instala-se no Palácio do Planalto e iniciamos uma nova Legislatura no Parlamento brasileiro.

Devo informar aos Srs. Parlamentares que fizemos o Sr. William Lash entender que cada vez mais se torna importante o intercâmbio entre os Legislativos brasileiro e norte-americano para discutir questões de comércio exterior, em especial a ALCA.

Nesse sentido, deixamos bem claro, nessa conversa com o Subsecretário de Comércio dos Estados Unidos, que as negociações para a criação da ALCA, do ponto de vista do Congresso Nacional brasileiro, devem ser proveitosas para ambos os países, Brasil e EUA, ou melhor, que a ALCA só poderá ser um sucesso se atender aos interesses de todas as economias sul-americanas que a ela vierem associar-se.

Observou o Sr. William Lash que os Estados Unidos e o Governo Bush estão acordando para a importância da economia sul-americana no contexto da globalização.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, expressei ao Subsecretário de Comércio dos Estados Unidos que os brasileiros têm a esperança de que os US$ 30 bilhões de comércio entre o Brasil e os Estados Unidos se transformem, nos próximos anos, em, pelo menos, US$ 100 bilhões, pois as nossas economias estão potencialmente capacitadas para tanto.

Enfim, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, concluo meu pronunciamento ressaltando que a CPCM está atenta ao desenvolvimento das negociações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos e consciente das dificuldades que o Legislativo e o Executivo brasileiros enfrentarão para encontrar alternativas de solução para os inúmeros pontos controversos em matéria de comércio internacional na presente Legislatura.

Obrigado pela atenção de V.Exas.

RELATÓRIO A QUE SE REFERE O ORADOR