PROCD-04-04-03 Francisco Rodrigues
--------------------------------------------------------------------------------
Documento 12/422
--------------------------------------------------------------------------------
037.1.52.O Sessão Ordinária - CD 03/04/2003-16:04
Publ.: DCD - 04/04/2003 - 12583 FRANCISCO RODRIGUES-PFL -RR
CÂMARA DOS DEPUTADOS GRANDE EXPEDIENTE PELA ORDEM
DISCURSO
--------------------------------------------------------------------------------
Sumário
Transcurso do 12º aniversário de criação do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL.
--------------------------------------------------------------------------------
O SR. FRANCISCO RODRIGUES (PFL-RR. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) Sr. Presidente, na quarta-feira, dia 26 de março, o MERCOSUL completou doze anos de existência. Essa data passou quase que despercebida, porque atravessamos momento de grande dificuldade mundial, e as atenções estão voltadas para o desenrolar desse preocupante conflito entre Iraque, Estados Unidos e Reino Unido.
Ao longo dos anos, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, o MERCOSUL alcançou resultados amplamente positivos, em termos comerciais. Ele vem consolidando, progressivamente, um mercado mais unificado e a construção de um quadro normativo comum, que confere maior segurança jurídica aos agentes em suas operações na região.
O MERCOSUL, ou Mercado Comum do Sul, foi criado em 1991, reunindo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Congrega um PIB de cerca de 1 trilhão e 100 bilhões de dólares.
Além disso, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, dirige-se a mercado potencial de cerca de 213 milhões de consumidores, gerando empregos, promovendo intercâmbio cultural entre os vários países e abrindo novos horizontes e expectativas.
Tem como Estados associados a Bolívia e o Chile, abrindo espaço em direção ao centro-oeste e ao sudoeste do nosso continente. Trata-se de iniciativa que merece o engajamento de todos os países envolvidos no sentido de propiciar o desenvolvimento e a participação plena de suas populações.
Tenho muita fé na capacidade de realização do MERCOSUL, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na promessa de integração com outros mercados e outros blocos econômicos. Porque temos muito a oferecer, em especial o Brasil, com o potencial de trabalho de seu povo e os seus recursos naturais quase que inesgotáveis.
O Brasil é um dos mais promissores países no plano mundial. A natureza nos contemplou com tudo que existe de mais necessário à produção de alimentos e geração de riquezas. Com nossa bacia hidrográfica, e o sol generoso que banha nosso solo, dispomos de energia não poluente das hidrelétricas e da biomassa.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu com a promessa de empreender verdadeira revolução nos nossos costumes, sabe que pode contar com o respaldo do povo brasileiro. Povo esse que deseja, apenas, a tomada de iniciativa por parte dos seus dirigentes, dando-lhe suporte nas ações indispensáveis em busca de sua real independência.
E essa independência, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é conquistada todos os dias: nos programas educacionais, na qualificação através de treinamento profissional e no estímulo às iniciativas que brotam do talento das várias gerações.
Os doze anos de MERCOSUL estabeleceram relação profícua entre os quatro Estados-partes e os seus Estados associados, Bolívia e Chile.
Preservar a identidade e os valores do MERCOSUL é caminhar em direção ao aprofundamento de suas propostas, em benefício de todas as cidadãs e cidadãos membros desse importante bloco econômico.
Por isso, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, só nos resta trabalhar pela consolidação dos avanços e conquistas alcançadas, torcendo para que o MERCOSUL realize os seus objetivos e corresponda aos ditames de seus fundamentos.
Muito obrigado.