PROCD-28-08-03 Miguel de Souza

155.1.52.O Sessão Extraordinária - CD 27/08/2003-15:06

Publ.: DCD - 28/08/2003 - 40695 MIGUEL DE SOUZA-PL -RO

CÂMARA DOS DEPUTADOS BREVES COMUNICAÇÕES BREVES COMUNICAÇÕES

DISCURSO

--------------------------------------------------------------------------------

Sumário

Regozijo com o ingresso do Peru no MERCOSUL. Compromisso do Governo brasileiro e do Governo acreano de construção de ponte sobre o Rio Acre para interligação do Estado com o Peru.

 

--------------------------------------------------------------------------------

O SR. MIGUEL DE SOUZA (Bloco/PL-RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em nome do povo de Rondônia, congratulamo-nos com o Governo do Peru por sua adesão, na última segunda-feira, ao MERCOSUL. Acompanhamos a comitiva do Presidente Lula àquele país e assistimos à assinatura do termo de adesão do Peru ao Mercado do Cone Sul, formado pela Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Esse pacto é da maior importância para os países do norte da América do Sul e para os Estados do Brasil que fazem fronteira com essas comunidades, como Rondônia, Acre e Mato Grosso. Com ele, esses Estados passam a integrar o mercado andino, formado hoje por 120 milhões de habitantes e um PIB de 300 bilhões de reais. Também fica mais próxima a nossa tão sonhada saída para o Pacífico.

Naquele momento, o Governo do Brasil e, em especial, o do Acre se comprometeram a construir a ponte sobre o Rio Acre, que interligará aquele Estado ao Peru, facilitando conseqüentemente nossa saída para o Pacífico. Os produtos do Norte não conseguem competir com os do Sul e Sudeste brasileiros quando são exportados pelos tradicionais Portos de Santos e Paranaguá, já que estamos a 3.300 quilômetros de distância, em média. Entretanto, dos portos do Pacífico, estaremos a aproximadamente 2.000 quilômetros de distância.

Portanto, registramos a felicidade do povo do Estado de Rondônia e também dos Estados vizinhos, como Mato Grosso, Acre e Amazonas, com essa nova integração regional, que nos abre o mercado andino e consolida o MERCOSUL.