PROCD-22-05-03 Sandro Mabel

086.1.52.O Sessão Ordinária - CD 21/05/2003-15:54

Publ.: DCD - 22/05/2003 - 22187 SANDRO MABEL-PL -GO

CÂMARA DOS DEPUTADOS GRANDE EXPEDIENTE PELA ORDEM

DISCURSO

--------------------------------------------------------------------------------

Sumário

Transcurso do aniversário de independência do Paraguai - 14 de maio. Elogios à ex-Deputada Nair Xavier Lobo por sua destacada atuação parlamentar na Casa. Votos de sucesso à ex-Parlamentar na Gerência de Marketing do Instituto Brasileiro de Turismo — EMBRATUR.

 

--------------------------------------------------------------------------------

O SR. SANDRO MABEL (PL-GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, gostaria de saudar nossos irmãos do Paraguai, que, no último dia 14, comemoraram a sua data nacional.

Também cumprimento minha ex-colega de Parlamento, a Deputada Nair Xavier Lobo, que assumiu a Gerência de Marketing da EMBRATUR. Tenho certeza de que, pelo seu interesse e pela sua luta empreendida em favor do turismo no Congresso Nacional, fará grande trabalho naquele órgão, substituindo o nosso companheiro, Deputado Bismarck Maia, que também fez um trabalho maravilhoso na EMBRATUR.

Que Deus possa abençoar aquela moça que tem muita vontade de levar para frente o turismo brasileiro.

Muito obrigado.

O SR. SANDRO MABEL (PL-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com imensa satisfação que saúdo a República do Paraguai pela passagem de sua data nacional — 14 de maio. A data nacional paraguaia, como a brasileira, refere-se à independência da situação de colônia.

Nesta ocasião, nos cabe louvar a resistência de um povo que sempre enfrentou com dignidade todos os reveses a que nós, filhos da América Latina que somos, fomos sujeitos durante nossa conturbada e penosa história.

Primeiro, a colonização espanhola, que ora governou o país como parte do Vice-Reinado do Peru, ora como parte do Vice-Reinado do Rio da Prata, em conjunto com Uruguai, Argentina e Bolívia. Livres do colonialismo, os paraguaios enfrentaram, além de uma sucessão de regimes ditatoriais, uma guerra com os vizinhos latino-americanos, inclusive o Brasil, que destruiu metade da população e impôs desastrosas perdas territoriais.

À guerra seguiram-se períodos de instabilidade política e econômica, alguns com prosperidade e progresso, outros mais conturbados economicamente. Ditaduras se sucederam e culminaram com a tomada do poder, em 1954, pelo General Alfredo Stroessner, que permaneceria como Presidente até 1989.

Um paralelo com a nossa história nos recorda que também estivemos sob regime militar em período semelhante ao paraguaio de 1964 a 1985. Talvez por esse motivo foi essa também uma época em que nossas relações se estreitaram, com a assinatura do Acordo da Bacia do Prata, em 1968, e a construção da hidrelétrica de Itaipu, nas décadas de 1970 e 1980.

Mas já foi sob um regime eleito e com grandes expectativas democráticas que veio a aproximação maior: o início do processo de integração econômica da América do Sul, o MERCOSUL, onde os paraguaios são nossos parceiros, juntamente com Uruguai e Argentina. O MERCOSUL significa, em nossa opinião, a principal manifestação não só da amizade entre nossos povos, como também da capacidade de coordenação de nossas aspirações na construção de uma sociedade mais próspera.

Desde 1995, a democracia paraguaia já foi por várias vezes ameaçada, mas a sociedade foi capaz de reverter as tentativas de golpe e de manter a marcha rumo à consolidação democrática. Oxalá sejam superados os obstáculos ao desenvolvimento econômico, que, mais uma vez, são comuns a outros países da América Latina: altas dívidas interna e externa e infra-estrutura deficiente.

Finalmente, exaltamos outra qualidade deste povo: a de manter acesa a tradição indígena, que, afinal, forma as raízes da cultura dos povos latino-americanos, por meio da promoção do seu idioma original, o guarani.

Parabéns ao Paraguai! Desejamos, antes de tudo, muito sucesso e a manutenção da esperança.

Passo a abordar outro assunto, Sr. Presidente.

Desejo registrar nos Anais desta Casa os mais efusivos elogios à ex-Deputada Nair Xavier Lobo pelo seu trabalho como Parlamentar nas duas legislaturas em que esteve na Câmara dos Deputados. De 1995 a 2002, defendeu bravamente seus ideais, notadamente em defesa da mulher.

Muitas foram as proposições de sua autoria que visavam ao resgate dos direitos da mulher como cidadã, como trabalhadora, como base do núcleo familiar. Evidentemente, sua atuação se estendeu a outras frentes, como a luta contra o trabalho escravo, as más condições das rodovias do Estado goiano, a jornada de trabalho de diversas categorias profissionais, a valorização das entidades beneficentes.

Formada em Direito e com especialização em Direito Administrativo e Constitucional, emprestou seu brilho a várias propostas de alteração da Constituição Federal, bem como de outros diplomas legais, tendo sempre como fito o bem-estar coletivo.

Participou de vários colegiados desta Casa, em Comissões Permanentes e Especiais; para citar alguns: Comissão da Amazônia e de Desenvolvimento Regional; de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; de Constituição e Justiça e de Redação; de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; de Direitos Humanos; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Autonomia das Universidades; de Guardas Municipais; do Estatuto da Igualdade Racial; do Código de Trânsito Brasileiro; da Reforma Política; da Reforma do Regimento Interno; da Mortalidade Materna.

É de destacar sua importante atuação nos assuntos de turismo, com as propostas de criação do Grupo Parlamentar de Turismo e dos Conselhos Federal e Regionais de Guias de Turismo, e de lançamento de selo comemorativo ao Dia Nacional do Turismo.

Essa é a área que agora conta com a competência e os conhecimentos especializados da ex-Deputada Nair Xavier Lobo, atual Diretora de Marketing do Instituto Brasileiro de Turismo — EMBRATUR.

Considerando que, com a criação do Ministério do Turismo, a EMBRATUR passou a cuidar exclusivamente da promoção do País no exterior, pode-se depreender a magnitude da tarefa a ser executada por todos os que integram esse instituto, especialmente por sua equipe de publicidade.

Temos certeza de que Nair Xavier Lobo ofertará o melhor de si no cumprimento de sua nova missão, com a mesma sobriedade e firmeza empregadas no desempenho do mandato parlamentar a ela conferido mediante expressiva votação popular.

Esses são alguns dos motivos que justificam esta singela homenagem que presto à ex-Deputada Nair Xavier Lobo por sua atuação nesta Casa e pelo que ainda realizará como integrante da equipe da EMBRATUR. Faço minhas as palavras de Anatole France, quando disse: "Pois a mulher é a grande educadora do homem: ensina-lhe as virtudes encantadoras, a polidez, a discrição e essa altivez que teme ser importuna."

Desejamos muito sucesso a Nair Xavier Lobo em sua nova função.

Era o que tinha a dizer.