PROCD-07-11-03 Miguel de Souza
254.1.52.O Sessão Ordinária - CD 06/11/2003-19:15
Publ.: DCD - 07/11/2003 - 60106 MIGUEL DE SOUZA-PL -RO
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMUNICAÇÕES PARLAMENTARES PELA ORDEM
DISCURSO
--------------------------------------------------------------------------------
Sumário
Investimentos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva em infra-estrutura de transportes, com vistas à integração do Brasil com os demais países da América do Sul. Promoção, pelo Presidente das Centrais Elétricas de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, de debate sobre a implementação do Projeto Madeira, de interligação hidroviária da Bacia do Madeira&mdashMamor;é e construção de usina hidrelétrica no Estado de Rondônia.
--------------------------------------------------------------------------------
O SR. MIGUEL DE SOUZA (Bloco/PL-RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres pares, a exemplo do Deputado Nilson Mourão, do PT do Acre, venho a esta tribuna cumprimentar o Governo Federal pelo que tem feito pela integração da América do Sul. Aprovamos ontem nesta Casa uma interligação com a Bolívia, a ser feita por intermédio de uma ponte no Estado do Acre, e, no último dia 25 de setembro, o Presidente Lula e o Presidente Alejandro Toledo assinaram termo de integração com o vizinho Peru, também pelo Estado do Acre.
Marcha o Governo brasileiro para consolidar o MERCOSUL, unindo todos os países da América do Sul. Para tanto, já está contemplado no PPA o que se chama de Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional da América do Sul (IIRSA). No último dia 23, realizamos nesta Casa grande seminário sobre a integração por rodovias e ferrovias, a intermodalidade e a difusão cultural e econômica do continente.
Cumprimento os nossos Ministérios, em especial o dos Transportes, na pessoa do Ministro Anderson Adauto. S.Exa. tem trabalhado junto com a bancada da Região Norte pela melhoria da BR-364, que cruza os Estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, ligando o Brasil aos países andinos, via Peru.
Saúdo também o Presidente das Centrais Elétricas de Furnas, Dr. José Pedro Rodrigues Oliveira, que amanhã estará no Estado de Rondônia levando à nossa população grande discussão sobre a construção da Hidrelétrica do Madeira e a navegabilidade do rio.
Seguindo o mesmo princípio da integração da América do Sul, o Projeto Madeira prevê a interligação de mais 4.200 quilômetros de hidrovias à Bacia do Madeira— Mamoré, gerando como subproduto 7.500 megawatts de energia nas cachoeiras de Santo Antônio e Jirau. Para sua execução, estima-se um gasto de cerca de 4,5 bilhões de reais, que não está inteiramente acertado. O importante é que as Centrais Elétricas discutem o projeto com a população dos Estados de Rondônia e Acre antes de sua conclusão, diferentemente da época dos "projetos pilão", que vinham prontos, e a sociedade simplesmente acatava.
Portanto, parabenizamos Furnas por promover a discussão desse magnífico projeto, que é de grande importância para o País quer seja na integração continental, quer seja na geração de energia, tão necessária para que retomemos o crescimento e possamos oferecer à população brasileira a energia confiável, barata e limpa das hidrelétricas.
Nossos cumprimentos ao Presidente de Furnas, Dr. José Pedro Rodrigues Oliveira, e ao Ministro Anderson Adauto, pelo belo trabalho realizado.
Muito obrigado.