PROCD-05-09-03 Pastor Frankembergen


169.1.52.O Sessão Extraordinária - CD 04/09/2003-12:40

Publ.: DCD - 05/09/2003 - 43023 PASTOR FRANKEMBERGEN-PTB -RR

CÂMARA DOS DEPUTADOS BREVES COMUNICAÇÕES BREVES COMUNICAÇÕES

DISCURSO

--------------------------------------------------------------------------------

Sumário

Relato de viagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lima, no Peru, para assinatura de tratado de livre comércio entre países do MERCOSUL. Sucesso do 1º Congresso Internacional de Jovens e Adolescentes realizado no Estado de Roraima.

 

--------------------------------------------------------------------------------

O SR. PASTOR FRANKEMBERGEN (PTB-RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, dias 24 e 25 passados, novamente fui honrado com um convite de S.Exa. o Presidente Lula, para participar da comitiva que se dirigiu a Lima, Capital peruana, onde foi assinado um tratado de livre comércio entre os países integrantes do MERCOSUL e o Peru.

Por um dever cívico, portanto, retorno a esta tribuna para um breve relato sobre a viagem e os fatos ocorridos naquele país.

A bem da verdade, a assinatura desse acordo foi uma vitória brasileira — conduzida de forma ímpar pelo Presidente Lula e o Itamaraty — , na estratégia de priorizar a integração regional entre os países da América do Sul, em vez da integração multilateral.

O acordo, mesmo considerando que o Peru tenha uma economia pequena e seu comércio com o MERCOSUL seja modesto, foi a brecha que, definitivamente, abrirá caminho largo para o início das conversas do bloco com os membros da Comunidade Andina de Nações: Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e Peru. Mais alguns passos e — quiçá? — conseguiremos a liberação do comércio na América do Sul.

Vale ressaltar a importância da participação dos países da Comunidade Andina no bloco MERCOSUL. Em caso de materialização desse desejo, será criado o quarto maior bloco comercial do mundo, cujo PIB é superior à fabulosa quantia de 1 trilhão de dólares.

Não é segredo para ninguém que há muitos anos o Brasil tenta, sem jamais ter obtido sucesso, implementar acordos de integração comercial dentro da América do Sul, além do MERCOSUL.

Repito, portanto, que esse acordo assinado no Peru foi uma vitória do Governo brasileiro, do Presidente Lula e de nossa Chancelaria que, com competência e habilidade, souberam mudar a ênfase de nossa política externa, priorizaram o continente americano do sul e colocaram nossas relações comerciais à frente das negociações com a ALCA e com a Organização Mundial do Comércio — OMC.

Os bons negócios e os bons resultados, quando conseguidos sob os olhares de Deus e por Ele abençoados, perpetuam no tempo. E será com a graça de Deus que, não tenho dúvida, iremos colocar nosso Brasil no pódio da fartura, da graça e da mais justa distribuição de renda.

Aproveito a oportunidade para parabenizar o Pastor Presidente da Convenção das Assembléias de Deus do Estado de Roraima pelo importante trabalho realizado, no último fim de semana, no 1º Congresso Internacional de Jovens e Adolescentes, que contou, todos os dias, com a participação de mais de 20 mil pessoas em praça pública, local onde normalmente é realizado o carnaval. Durante os 4 dias, não houve ocorrência policial, nem entrada nos hospitais e prontos-socorros. O congresso foi de suma importância para nosso Estado.

Ao final, pôde-se ver o resultado do trabalho realizado, que contou com a participação de pessoas envolvidas com drogas, prostituição e tantos outros males que afligem nossa sociedade.

Neste momento, parabenizamos os organizadores, os que participaram do evento, os que lá estiveram, quando pudemos assistir a um coral de 2 mil pessoas, entre jovens e adolescentes, em praça pública, que trouxe mensagem de fé, esperança e transformação. É disso que o nosso Brasil precisa, é disso que cada um de nós precisa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.