CELAC, a nova instituição multilateral latino-americana
Reunidos em Cancún, no México, os governantes de 32 países latino-americanos resolveram criar a Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe, CELAC, que poderá ser presidida pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme sugestão do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Apenas Honduras não participou do encontro de criação da CELAC, mas, no futuro será convidada a se integrar à nova organização regional.
A mais nova entidade multilateral latinoamericana, diferentemente da Organização dos Estados americanos, a OEA, não abrigará os EUA e o Canadá. A CELAC tem a integração regional como um dos seus principais objetivos.
Ainda sem um estatuto e sede comunitária, a CELAC atendeu a um desejo do presidente Felipe Calderón, do México, com o apoio irrestrito dos presidentes Hugo Chaves, da Venezuela, Raul Castro, de Cuba e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil. A próxima reunião do novo ente multilateral está marcada para acontecer no mês de julho de 2011, na capital venezuelana, Caracas.
José Everaldo Ramalho // Assessor Técnico da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul