APEC

FÓRUM ECONÔMICO DA ASIA E DO PACÍFICO (APEC)

Organismo intergovernamental para consulta e cooperação econômica, na verdade constitui-se em um bloco econômico para promover a abertura de mercados entre vinte países, a APEC se caracteriza por ser um fórum de coordenação de políticas econômicas com o objetivo de armonizar as posições entre os sócios.


Fundada em 1989, pelo Tratado de Canberra a APEC foi oficializada em 1993 e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Trata-se de uma associação econômica aberta, o que descarta a idéia de uma união ou de uma comunidade. Na APEC, cada Estado mantém-se livre para, segundo suas necessidades nacionais, liberalizar o comércio.


São Países-Membros da APEC: Austrália, Brunei, Darussalam, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia e Estados Unidos da América, desde 1989; China, Hong Kong, Taiwan, desde 1991; México, Papua Nova Guiné, desde 1993; Chile, a partir de 1994; e Peru, Rússia e Vietnã, a partir 1998.

Outras informações: www.apecsec.org.sg