35 anos da Constituição Federal
No mês em que a Constituição Federal completa 35 anos de vigência, a Câmara dos Deputados apresenta, no Corredor Tereza de Benguela, exposição de quase cem fotos que representam as multidões que afluíram ao Congresso Nacional, de forma ativa e pacífica, durante a Assembleia Nacional Constituinte (em 1987 e 1988), para ajudar na reconstrução do Estado Democrático de Direito.
As imagens, pinçadas de um acervo de cerca de 28 mil registros fotográficos, mantido pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara, falam de sonhos e expectativas de múltiplos atores envolvidos na elaboração de uma nova Constituição. Abordam, assim, a relação entre os representantes eleitos e a ação cidadã em seu potencial de construir condições de vida mais digna para a população brasileira — por meio do debate público, da produção legislativa e da instituição de políticas públicas.
Também compõem a mostra textos explicativos e um vídeo do discurso que o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, fez no dia 5 de outubro de 1988, ao promulgar a Carta Magna. A curadoria da exposição “35 anos da Constituição Federal” ficou a cargo das servidoras Ana Beatriz C. Lacerda, Ana Luíza Backes, Débora Bithiah de Azevedo e Rafaela Lampert Ferreira. A pesquisa de imagens foi feita pelas servidoras Laila Monaiar e Ana Luísa Ricci.
Exposição de desenhos
No hall de entrada do Corredor Tereza de Benguela, serão reproduzidos os dez desenhos vencedores do concurso “Constituição, Democracia e Infância”, promovido pela Segunda-Secretaria em parceria com o Plenarinho, programa de educação para a democracia voltado ao público infantojuvenil. O desafio era responder, com uma ilustração, à pergunta: “O que a Constituição Cidadã representa na vida de crianças e adolescentes?”. No espaço estarão disponíveis para distribuição cartões-postais estampados com a réplica dos desenhos.
Exposição “35 anos da Constituição Federal”
Visitação: de 9 a 27 de outubro de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h
Abertura: 9 de outubro, às 14h
Local: Corredor Tereza de Benguela – Edifício Principal – Câmara dos Deputados