Olhar manifesto: um recorte brasileiro

Centro Cultural apresenta na Galeria Décimo da Câmara, de 6 a 21 de novembro, a exposição "Olhar manifesto: um recorte brasileiro".
05/11/2024 11h25

Autoridades participantes da décima reunião do P20 em Brasília poderão visitar, na Galeria Décimo da Câmara dos Deputados, uma mostra especial com 84 obras de renomados artistas brasileiros, como Chico da Silva, Antônio Poteiro, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino e J. Borges. Compõem a exposição esculturas, pinturas e xilogravuras de uma arte genuinamente brasileira, produzida por artistas do Nordeste, do Vale do Jequitinhonha e de outras regiões do país, bem como peças de artes indígenas. As obras fazem parte do acervo do colecionador, pesquisador e curador Oto Dias Becker Reifschneider.

Os trabalhos são um recorte da arte popular e não acadêmica (e nem por isso ingênua ou amadora), ligada a tradições centenárias e a sabedorias dos povos indígenas e africanos, arte que vem sendo reconhecida pela crítica internacional e colecionada por instituições importantes. 

A ideia é mostrar como o olhar brasileiro se manifesta, ao criar um imaginário próprio de figuras, paisagens, relatos e lendas do sertão e das matas, por exemplo. As obras retratam a riqueza nacional, tendo em comum sua imaginação e muitas vezes o sincretismo religioso que permeia a sociedade brasileira.

O Centro Cultural, responsável pela criação e execução do projeto, publicará ainda um catálogo da mostra, com textos em português, inglês e espanhol. A exposição ficará aberta ao público em geral até o dia 21 de novembro.
 

Exposição “Olhar manifesto: um recorte brasileiro”

Visitação: de 6 a 21 de novembro de 2024, segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria Décimo / 10º andar do Anexo IV — Câmara dos Deputados

Entrada franca