Da janela da minha casa

Câmara apresenta exposição coletiva “Da janela da minha casa”. Trabalhos selecionados participaram de concurso fotográfico feito nas comunidades cariocas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.
11/02/2022 11h15

Fica em cartaz, de 17 de fevereiro a 17 de março, no Espaço do Servidor, mostra coletiva com fotos que fizeram parte do 1º concurso fotográfico realizado em bairros de baixa renda da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, comumente conhecidos como “favelas”.  

O concurso, promovido em 2012, estimulou os moradores a registrar diferentes paisagens possíveis em uma favela carioca e a refletir sobre seu lugar na sociedade, sobre o lugar onde vivem, as belezas naturais, os problemas sociais, enfim, as contradições existentes e as perspectivas a respeito de seu modo de vida. 

Além de receber o patrocínio dos próprios comerciantes dos bairros envolvidos, o concurso teve o apoio do Ministério da Justiça e do Ministério da Cultura, na ação denominada à época “Microterritórios Paz”. 

O projeto passou por duas fases distintas. Na primeira, a participação era livre e cada morador poderia participar com até duas fotografias, que eram enviadas para a organização do projeto. 

Nessa primeira fase, foram recebidas 120 fotografias. Em seguida, uma comissão julgadora escolheu as 12 finalistas, julgadas dentro dos seguintes critérios: coerência com o tema proposto, emoção captada pela foto e beleza plástica da imagem. 

Na segunda fase, houve um evento cultural com grande participação das comunidades envolvidas. As fotografias finalistas foram impressas em grande formato e expostas ao público. Ali, os mesmos juízes, agora reunidos em conselho, selecionaram os 3 primeiros lugares entre as 12 finalistas, os quais ganharam troféus, medalhas e outros prêmios.  

A exposição traz fotos dos seguintes artistas: Egmont Carvalho, Carmem Silva, André do Vidigal, Eunice Baeta, Egmont Carvalho, Levi Ricardo, Alexandre da Chácara do Céu, Luiz Carlos Miranda, Andressa da Rocinha, Gabriel Alves, Gabriel Lopes e Adriano da Rocinha.

O curador da exposição é o historiador Edgley Pereira de Paula, diretor cultural da Associação Paratodos (). Ele atua há mais de 15 anos na área de produção de projetos educacionais, culturais e esportivos, desenvolvendo parcerias com diversas entidades e instituições por meio da Produtora e-Paratodos.  


Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Exposição Da janela da minha casa

Local: Espaço do Servidor - Anexo II – Câmara dos Deputados - Brasília/DF

Visitação: de 17 de fevereiro a 17 de março de 2022, das 9h às 17h

Em virtude das medidas sanitárias contra a covid-19 adotadas pela Câmara dos Deputados, a visitação está aberta apenas ao público interno do Congresso Nacional (parlamentares e servidores).

 

Registro fotográfico da exposição

 

Da janela da minha casa
Fotos: Clauder Diniz / Acervo Câmara dos Deputados
Da janela da minha casa 1
Da janela da minha casa 4 Da janela da minha casa 5
Da janela da minha casa 7 Da janela da minha casa 8
Da janela da minha casa 3

 

 

 

  

selecionado por edital novo