Canto das Letras – A literatura encontra a música
“Revelação surgida no Planalto. Uma artista que faz MPB de qualidade”. É assim que Nelson Motta define a cantora e compositora Vanessa Pinheiro. Em seus álbuns, a artista mostra composições próprias, que navegam entre a modernidade pós-bossanova e o balanço da MPB atual, e faz competentes releituras de clássicos da MPB. Para o maestro Leonardo Bruno, a artista traz um jeito novo de compor: refinado, culto, de extremo bom gosto e com forte apelo popular.
Jornalista e escritor baiano de Vitória da Conquista, Heitor Humberto de Andrade atuou no jornalismo político, com programa de entrevistas na televisão e na edição do Correio Braziliense. Ele é autor dos livros Corpos de Concreto (1964), Sigla viva (1970) e 3x1, A matemática do poema, (1978), editado pela Gráfica do Senado, em uma coleção que o senador José Sarney lançou alguns escritores que trabalhavam na cobertura jornalística no Senado. Heitor é parente de Glauber Rocha, outro navegante da poesia. Também editou uma revista para o Clube dos Pioneiros de Brasília e trabalhou, ainda, na organização de eventos culturais e feiras de exposição.
A escritora Onã Silva é enfermeira e atua na Secretária de Saúde do DF. Como escritora, transforma em literatura o que vive na sua área de atuação, com o objetivo de divulgar a enfermagem e formar uma rede de incentivo à leitura e à produção literária. Entre outros livros, Onã escreveu A Quadradinha de Gude - novela infantil; Antologia Outros Poemas - poemas de escritores do Sindicato dos Escritores DF e Antologia Cronistas, Contistas, Poetas - antologia nacional que participou com poemas. Também escreveu Miriã, uma enfermeira bambambã - romance que foi pré-selecionado no prêmio SESC de literatura nacional e enfatiza as belezas de Goiás e do Centro-Oeste; e Histórias da enfermagem em cordel – obra, fruto de pesquisa, toda em cordel.
SERVIÇO
Data: 23 de maio, quinta-feira
Local: Auditório da TV Câmara. Edifício principal, térreo
Hora: 19 horas
Entrada franca