Templos & Tempos, de Octávio Rold

Esta exposição traz diferentes templos religiosos ao redor do mundo, representados pelo artista plástico Octávio Rold com suas especificidades temporais, topográficas e arquitetônicas.
28/08/2015 19h25

A Câmara dos Deputados apresenta Templos & Tempos, exposição do artista plástico Octávio Rold. São 18 pinturas em acrílica sobre tela e 14 em aquarela e nanquim sobre papel que retratam templos ao redor do mundo, cada um construído sob a influência da arquitetura religiosa de sua época. Octávio Rold detalha na mostra aspectos da região onde cada igreja foi construída, como clima, topografia e recursos naturais.

Octávio Rold, CroaziaA obra com título Croazia, por exemplo, representa um templo na Croácia, região muito fria da Europa, com o elemento arquitetônico do telhado pontiagudo e inclinado para que a neve escorregue. Já o quadro Mashraiya (muxarabi) apresenta um muro com detalhes arabescos que filtram a luz e facilitam a passagem do vento, característica da arquitetura de lugares áridos e quentes, como a Arábia.

Sobre o artista

Formado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB) e em História da Arte pela Universidade de Florença, Rold é autor de uma das obras permanentes da Embaixada do Brasil em Roma.

Entre os trabalhos de destaque, figuram a mostra individual "Lugares Fluidos", realizada em 2014, na Galeria JK, do Sesc Brasília, e o recente trabalho com a série de aquarelas "Frutte Brasiliane", no Pavilhão brasileiro da ExpoMilão 2015.

Confira aqui o catálogo da exposição.

Templos & Tempos

Encontro com o Artista – abertura para imprensa e convidados, com apresentação do harpista Raphael Aragão
Data: 31 de agosto, segunda, às 18h30
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados – Edifício Principal - Brasília-DF

Visitação: 29 de agosto a 7 de outubro de 2015, das 9h às 17h
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados – Edifício Principal - Brasília-DF

Informações: 0800 619 619 – cultural@camara.leg.br
Entrada franca

 

Octávio Rold, Flamingos Florentinos



Octávio Rold, Ilha Eslovena 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

selo selecionado por edital