Nas Trilhas da Cabanagem (1835—1840)

A exposição histórica registra a revolta social ocorrida na primeira metade do século XIX na então Província do Grão-Pará no processo de independência do Brasil.
16/09/2015 14h25

A mostra Nas Trilhas da Cabanagem, promovida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará, fica aberta à visitação de 22 de setembro a 21 de outubro, das 9h às 17h, no Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. A entrada é franca. 

A Província do Grão-Pará (atual estado do Pará), por estar distante do centro decisório do poder, instalado no Rio de Janeiro, e por manter, desde a época colonial, relações comerciais mais fortes com Lisboa, foi considerada politicamente irrelevante no processo de independência do Brasil.

Somente em 15 de agosto de 1823, a província aderiu ao movimento de independência, quando os paraenses nativos foram mobilizados para expulsar todos os que não aceitavam a emancipação política do Brasil. A adesão ao projeto de independência do Brasil não resultou em mudanças substanciais na vida dos paraenses. O sentimento geral era de decepção, principalmente entre os nascidos na terra. Isso gerou grandes conflitos.

A Cabanagem é desconhecida da maioria dos brasileiros, uma vez que a história oficial costuma mostrar grandes acontecimentos históricos protagonizados por heróis nacionais, esquecendo-se da participação de segmentos populares da sociedade. Mas a Cabanagem foi o único movimento em que as massas populares alcançaram o poder, por mais de um ano, e foi uma das guerras mais sangrentas da história do Brasil, que matou mais de 40% da população da província.

NORFINI, Alfredo. “O Cabano Paraense”. Acervo do Museu de Arte de Belém.O nome Cabanagem tem origem na palavra “cabanos”, que remete ao tipo de habitação utilizada pela maioria da população da época – uma espécie de cabana coberta com palha –, e também aos habitantes pobres, constituídos por indígenas, mestiços e caboclos, que moravam nestes lugares às margens dos rios daquela região e que lutaram no movimento.

As imagens fazem parte do acervo do Museu de Artes de Belém, do Museu do Estado do Pará e da Assembleia Legislativa do Pará, além do Instituto Moreira Sales e da Biblioteca Nacional.

Nas Trilhas da Cabanagem (1835—1840)

Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães
Período: 22 de setembro a 21 de outubro de 2015, das 9h às 17h
Visitação: de segunda a sexta e aos finais de semana
Entrada franca

Confira aqui o catálogo da mostra.