Bacia dos Bichos
A região foi percorrida pelos fotógrafos ao longo de um ano. Em um percurso que se estendeu do Pantanal Norte, no Mato Grosso, até o Sul da Argentina, os dois lançaram mão da técnica e da sensibilidade para fazer os registros. Ao utilizar a arte para difundir um patrimônio natural desconhecido por muitos, Luiz Gonzaga e Sergio Vercezi pretendem contribuir para a sua preservação. Os dois fotógrafos, que moram no Paraná, perceberam que, às margens do rio que dá nome ao estado, já não havia a diversidade de espécies presente nos relatos de gerações anteriores. A ideia era fazer um levantamento fotográfico do rio e de suas ilhas, mas o projeto inicial revelou-se insuficiente, já que a ocupação humana havia afugentado os animais. Decidiram, então, ampliar a área a ser percorrida, captando as cenas que estão reunidas também em livro.
Os fotógrafos
Sergio Vercezi se encantou pela fotografia ainda na infância, ao brincar com fotogramas recortados de filmes clássicos no cinema de Ivatuba (PR), sua cidade natal. As primeiras fotos foram feitas nos anos 70 e, desde então, não parou mais, adotando a natureza como tema principal.
Luiz Gonzaga também encontrou na natureza seu principal objeto. Natural de Dourados (MS), formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (PR), mesma instituição em que Sergio Vercezi cursou Administração de Empresas e, mais tarde, pós-graduação em Finanças e mestrado em Engenharia da Produção.
Confira aqui o catálogo virtual da exposição.
Bacia dos Bichos – Exposição dos fotógrafos Luiz Gonzaga e Sergio Vercezi
Visitação: de 12 de setembro a 17 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor (Anexo II da Câmara dos Deputados)