Abstração
Mineiro de Juiz de Fora, Rogerio Mariano apresenta nesta mostra cinco telas grandes, com pinturas abstratas, nas quais lança mão de vários utensílios para a impressão da tinta na tela — como pincel, espátula e rodo, entre outros, que produzem um efeito de monotipia.
Rogerio iniciou-se na arte com seu avô, que tinha como passatempo copiar imagens de jornais e revistas com papel de seda nos cadernos de desenho e criar charges a partir dessas imagens. Ele tentava imitá-lo na atividade. Colecionava imagens de Salvador Dali e René Magritte, nomes que também o inspiraram a traduzir, na adolescência, suas observações do cotidiano em desenhos, pinturas e colagens figurativas, surrealistas e psicodélicas.
Iniciou seus estudos em 1991, no Núcleo de Artes Visuais de Vitória, no Espírito Santo, onde mora atualmente. Em 1992, na mesma cidade, frequentou a Oficina Livre de Pintura da artista plástica Ivanilde Brunow, na Escola de Arte FAFI, onde foi apresentado à abstração. Entre 1994 e 1996 estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio de Janeiro, com os professores e artistas João Magalhães e Beatriz Milhazes. A passagem pela escola de artes carioca é considerada um divisor de águas na carreira do artista. Rogério Mariano participou de exposições individuais e coletivas em espaços e centros culturais em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Confira aqui o catálogo virtual da mostra.
Exposição Abstração, do artista plástico Rogerio Mariano
Visitação: de 17 de maio a 28 de junho de 2017, segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Espaço do Servidor / Anexo II / Câmara dos Deputados.
Informações: 0800 619 619 cultural@camara.leg.br
Entrada franca