Participação e engajamento no DNA dos participantes do PJB

Além dos conhecimentos compartilhados e do exercício prático da democracia, o programa desperta vocações para a política.
25/03/2021 08h23

Participar do Parlamento Jovem Brasileiro é uma experiência diferenciada de Educação para Democracia - em alguns casos, aguça o desejo de participar da política de forma ainda mais formal. Exemplo disso são três ex-participantes do programa que hoje ocupam (ou já ocuparam) cargos eletivos em suas cidades.

O atual vereador mineiro Pedro Gama é um deles. Incentivado por uma professora de História, ele esteve na edição PJB 2014. Ainda estudante, já tinha integrado um coletivo de jovens chamado "Basta, Itajubá'', que promovia eventos culturais e discutia pautas políticas no município. A dedicação ao trabalho comunitário sempre fez parte de seu cotidiano. Desde 2015 ele concilia suas atividades com o trabalho voluntário como professor em cursinhos populares. "Considero essa uma experiência de coletividade extremamente importante também em termos de formação e construção política", afirma.

Pouco depois de ser um jovem deputado em Brasília, Pedro cursou Direito na USP, onde participou do movimento estudantil e se formou em 2019. Seguindo a trajetória de envolvimento social, Pedro foi então candidato a vereador em 2020 pelo Partido Verde, incentivado especialmente por jovens, como ele.

"Não é uma decisão fácil, seja pela exposição, seja pela responsabilidade que envolve colocar o seu nome para representar a população. Mas percebi que muitas pessoas confiavam em meu trabalho, e que nossa cidade demandava o surgimento de novas lideranças", relata. As urnas confirmaram essa percepção: dos 11 vereadores eleitos em Itajubá, três têm menos de 30 anos.

O vereador mineiro considera o PJB seu primeiro contato mais próximo com a política institucional - ele presidiu os trabalhos da edição de 2014. Na época, apresentou projeto que tornava obrigatória a disciplina de legislação trabalhista para o ensino médio técnico. 

 

Primeiro emprego

Quem também apresentou projeto sobre juventude e mercado de trabalho foi o então estudante Tiago Martins (Paraíba do Sul/RJ), selecionado para o PJB 2010. "O projeto criava mecanismos para incentivar empresas a contratar jovens, já que a oferta de oportunidades é uma dificuldade encontrada pela maioria deles. “Para minha felicidade, tive a oportunidade de apresentar esse projeto de lei, melhor formatado, já durante o meu mandato como vereador", comemora Tiago, que foi eleito vereador em 2016 pelo Partido Progressista e concorreu a vice-prefeito em 2020.

O interesse de Tiago pela política também começou cedo. Aos 14 anos, presidiu o projeto Vereador Mirim em sua cidade. Nos dois anos seguintes, representou seu município na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) pelo projeto “Parlamento Juvenil”. Também participou do Parlamento do Mercosul e do Grêmio Estudantil, além de ter presidido os trabalhos do PJB em 2010. "O meu gosto pela política foi fruto da participação em projetos de protagonismo juvenil'', avalia.

Para Tiago Martins, a política é ferramenta para transformar a vida das pessoas para melhor - daí a necessidade de ocupação dos espaços de poder, especialmente pelos jovens. "A juventude sempre foi protagonista dos movimentos que acabaram eclodindo mudanças importantes em nosso país. Não é momento de levantarmos uma geração cheia de radicalismo, mas sim uma geração com senso crítico afinado para construir as políticas públicas necessárias, ocupar os espaços de poder e ser a mudança que o nosso Brasil tanto precisa", reflete.

Tiago participou da implantação do Programa Ambiental Agenda 21 na sua região e, atualmente, integra o “Projeto Líder Sebrae”, voltado para o desenvolvimento integrado nas áreas de Turismo, Indústria e Agronegócio em 10 municípios fluminenses. 

 

Indústria 4.0

Vereador mais jovem da história de Mogi Mirim (SP), João Victor Gasparini foi eleito pelo DEM com apenas 19 anos - vale destacar que na eleição em que votou para prefeito e vereador pela primeira vez. Participou do PJB 2018, quando apresentou projeto que incluía a temática “Indústria 4.0” no currículo oficial.

"Enquanto não se preparar o brasileiro para as mudanças ocorrentes em todo o globo, mais pessoas ficarão desempregadas, pois não possuem qualificações suficientes para as novas exigências do mercado. A mudança desta atual e dramática situação empregatícia vem da educação. Os jovens e estudantes devem ser preparados para as transformações em andamento, para que se adequem à nova realidade mundial e constituam os alicerces da sociedade brasileira", justificou em seu texto.

A proposta previa a inclusão obrigatória nos currículos de temas relacionados à "Quarta Revolução Industrial", como inteligência artificial, internet das coisas e robótica, além de questões como as mudanças provocadas nas organizações produtivas e sociais e o entendimento do mundo virtual.

Estudante de Direito, João Victor já foi professor voluntário em cursinhos, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Movimento Mapa Educação, que defende educação de qualidade para todos, com foco no protagonismo juvenil.

 

Conheça os projetos apresentados pelos Jovens:

Pedro Gama (MG) - PJB 2014

João Victor Gasparini (SP) - PJB 2018