Deputados Jovens fazem visita virtual à Câmara dos Deputados

Tour apresenta espaços e histórias do Palácio do Congresso Nacional
25/03/2021 08h26

Fevereiro de 2021 e as atividades da edição 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro voltam do recesso com eventos especiais organizados pela coordenação do PJB. 

Como em tempos de pandemia, as portas do Congresso Nacional estão fechadas para o público externo, alternativas virtuais foram desenvolvidas para que os brasileiros continuem aprendendo história em um formato diferenciado: visitando às instalações da Câmara dos Deputados numa visita 360º pelos pontos mais importantes do palácio. 

A experiência é conduzida por Joanita Neta, que há anos recebe visitantes e a eles apresenta os espaços e suas obras de arte, além de contar histórias que lá aconteceram. Nesta versão online, a visita ganha recursos audiovisuais que não existem na versão presencial. 

O tour começa uma breve explicação sobre a construção de Brasília e mostra fotos das grandes áreas ainda em suas fundações. Ao ser transferida do Rio de Janeiro para o Planalto Central, a capital federal teve a marca luxuosa do traço de Lúcio Costa, que ganhara o concurso de seleção do projeto de construção da cidade, e do desenho de Oscar Niemeyer, que deu expressão de arte a cada segmento urbano construído para abrigar as diversas representações dos três Poderes da República. 

O Palácio do Congresso Nacional é um dos pilares da arquitetura monumental que dão forma à capital inaugurada em 1960. Ao apresentar a área externa desse edifício-monumento Joanita mostra aos jovens fotos dos presidentes que recentemente subiram a rampa e passaram pelo tapete vermelho. 

Os espaços internos da Câmara são apresentados vazios e também com mais imagens de momentos importantes para o Parlamento. É possível inclusive ver fotos de edições anteriores do PJB, em que os estudantes estiveram no Plenário Ulysses Guimarães, no Salão Verde, conheceram o gabinete do presidente da Câmara. A cada passo nessa jornada, Joanita incentiva reflexões sobre a importância da participação no contexto político e indica como é possível interagir com os Poderes que governam nossa nação. 

Curiosidade 1: Você já ouviu que as duas cúpulas entres as torres do Congresso nacional simbolizavam a relação de poder existente entre as casas legislativas? A cúpula voltada para cima da Câmara, sugeriria que aquele plenário está aberto ao impacto direto de ideologias, tendências e anseios do povo. Já a cúpula voltada para baixo do Senado, retrataria um local propício para ponderação, equilíbrio, concentrados no Estado. 

No entanto, Joanita nos conta que essa disposição não passa de uma questão funcional da construção do nosso Congresso Nacional. 🙂🙃🤩

Curiosidade 2: A maioria das pessoas pensa que o espaço mais importante da Câmara dos Deputados é o Plenário Ulysses Guimarães, onde ocorrem as sessões que geralmente vemos pela TV.  Esse é fato é espaço historicamente conhecido e de muita relevância para o contexto político institucional. Mas em vários outros plenários menores --- os plenários da Comissões --- também são tomadas decisões fundamentais para o Brasil. Já parou para pensar nisso?

 

Ficou curioso e também quer participar? Basta se inscrever em bit.ly/visitacd