Presidentes da Câmara e do Senado do Paraguai são recebidos por Marco Maia

Parlamentares agradeceram a aprovação da revisão do Tratado de Itaipu. Maia afirmou que a votação permitiu rediscutir o papel do Brasil na América Latina.
27/04/2011 14h50

JBatista/Agência Câmara

Presidentes da Câmara e do Senado do Paraguai são recebidos por Marco Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) os presidentes da Câmara e do Senado do Paraguai, Victor Bogado e Oscar González Daher, respectivamente.

Victor Bogado agradeceu a aprovação na Câmara no início deste mês do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2600/10, que recompõe o valor dos repasses do Brasil ao Paraguai pela utilização da energia excedente produzida em Itaipu. De acordo com o parlamentar, a votação do projeto contribui para o equilíbrio da região. “Trata-se de solidariedade e irmandade entre os povos latino-americanos. Esta não era uma questão deste governo, mas uma causa nacional”, ressaltou.

Marco Maia avaliou que para além do debate sobre o projeto, a votação permitiu uma reflexão sobre o papel do Brasil no desenvolvimento da América Latina. “Este ato representa a valorização das relações entre nossos países”, declarou. Maia defendeu ainda a retomada de convênios, do grupo parlamentar Brasil-Paraguai e do diálogo a respeito de políticas públicas conjuntas.

O PDC 2600/10 ainda precisa ser aprovado pelo Senado. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que acompanhou a reunião, afirmou que o projeto deve entrar em breve na pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Também integraram a comitiva paraguia os senadores Carlos Filizzola, Alberto Grillon, Enrique Gonzales Quintana, Juan Dario Monges e Miguel Carrizofa e os deputados Carlos Soler, Nelson Segovia, Oscar Silvero, Victor Yambay, Justo Zacarias Irun e Bernardo Ziett.