Entrevistas e Reportagens

Arquivos de vídeo e áudio de entrevistas e reportagens com o presidente da Câmara dos Deputados.
  • Marco Maia fala sobre relação entre Brasil e Coreia do Sul
    Em visita à Coreia do Sul, onde participa do G-20 Parlamentar, o presidente da Câmara fala sobre as relações entre Brasil e Coreia para futuros acordos políticos e econômicos.
     
  • Marco Maia participa da II Cúpula do G-20 Parlamentar na Coreia do Sul
    Nesta semana, o presidente da Câmara, Marco Maia, está na Coreia do Sul para participar do G-20 Parlamentar. Em entrevista, Marco Maia fala de importância deste encontro e de sua expectativa.
     
  • Mensagem do presidente Marco Maia pelo dia do trabalho
    Presidente Marco Maia fala aos trabalhadores e trabalhadoras do país no dia 1º de maio.
     
  • Marco Maia fala sobre votação do código florestal
    No Conversa com o Presidente desta semana, Marco Maia fala sobre a decisão da colocar na pauta de votação do plenário o novo código florestal.
     
  • Presidente Marco Maia analisa decisão sobre Lei da Ficha Limpa
    No Conversa com o Presidente desta semana, o deputado Marco Maia fala sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que define a vigência da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. O presidente da Câmara também cita proposições importantes que devem entrar na pauta nos próximos dias, como o projeto da banda larga e a regulamentação das lan houses, além de temas internacionais como a criação da União de Nações Sul-Americanas-Unasul, e a revisão do acordo de Itaipu entre Brasil e Paraguai.
     
  • Marco Maia faz balanço do primeiro mês da nova legislatura
    No programa "Conversa com o Presidente" na TV Câmara, desta semana, o presidente Marco Maia faz um balanço dos trabalhos legislativos da Câmara durante o primeiro mês da nova legislatura. Destaque para a votação do salário mínimo, das Medidas Provisórias que orientam as Olimpíadas de 2016 e ainda a instalação da Comissão Especial sobre a Reforma Política e da Câmara de Negociação do Código Florestal.
     
  • Marco Maia avalia votação do salário mínimo
    No "Conversa com Presidente" desta semana, o presidente Marco Maia avalia o processo de votação do salário mínimo na Câmara, que mobilizou parlamentares, ministros e centrais sindicais. Marco Maia fala também sobre o fórum de debate do Código Florestal e sobre a previsão de votações para a última semana de fevereiro.
     
  • Presidente Marco Maia participa da primeira reunião da bancada feminina na Câmara
    Marco Maia recebeu da coordenadora da bancada, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), uma carta com as prioridades da bancada. As deputadas pedem uma reforma política que priorize a igualdade entre homens e mulheres, a valorização das parlamentares e de sua representação, inclusive com a criação de estrutura física na Câmara para ela.
     
  • Conversa com Presidente - Marco Maia fala sobre reforma política e salário mínimo
    No Conversa com Presidente desta semana, o deputado Marco Maia fala sobre a comissão proposta por ele para discutir a reforma política. A expectativa é que os 40 parlamentares apresentem um projeto de alteração na legislação no prazo de 180 dias. Marco Maia também projetou a semana quando todas as atenções estarão voltadas para a votação do novo valor do salário mínimo.
     
  • Presidente eleito da Câmara fala sobre as prioridades de votação neste ano
    Eleito nesta terça-feira (2/2), o novo Presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), falou aos jornalistas sobre quais devem ser as prioridades da Casa neste ano.
     
  • Deputado Marco Maia comemora mudança no regime de exploração de petróleo
    O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), destacou em entrevista à TV Câmara a importância da aprovação do marco regulatório do pré-sal. Segundo ele, a Câmara deu um passo importante, pois sugerir a mudança do regime de exploração do petróleo no Brasil, de concessão para partilha, e a criação do Fundo Social do Pré-sal vão levar o País a um “novo tempo”, com muito mais recursos para áreas como a educação. Dentre outros projetos aprovados em plenário, Marco Maia comentou também sobre a aprovação da utilização dos recursos do Fundo Soberano para a capitalização de empresas públicas, como a Petrobras. Marco Maia prevê, para a próxima semana, a votação de duas propostas de interesse dos governadores: a prorrogação do Fundo de Combate à Pobreza e de mecanismos da Lei Kandir, que gera créditos de ICMS aos estados. Pela previsão do deputado, também devem estar na pauta da próxima semana outras importantes propostas: a que regulamenta os bingos, a que permite a um maior número de empresas faça a opção pelo Supersimples - sistema simplificado de pagamento de impostos - e a que se refere ao código aeronáutico.
     
  • Plenário pode votar Fundo contra a Pobreza e Lei Kandir
    O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou em entrevista à TV Câmara que o Plenário vai continuar a votação das Medidas Provisórias até o final de dezembro, ressaltando que não há mais nenhuma MP correndo o risco de perder a validade nas próximas semanas. Maia também disse que a expectativa é aprovar o Orçamento Geral da União para 2011 até o dia 22 de dezembro. Falou ainda sobre a reunião realizada na residência oficial do presidente da Câmara entre líderes partidários e sete governadores eleitos e reeleitos relativa à pauta das sessões extraordinárias. No encontro, que contou com a presença dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, os governadores pediram a prorrogação do Fundo de Combate à Pobreza e da compensação pelas desonerações tributárias da Lei Kandir. Segundo Maia, é possível que o Plenário consiga apreciar essas duas matérias ainda este ano. Em relação à demanda pela aprovação da PEC 300, que cria um piso nacional para policiais e bombeiros militares, o deputado disse esperar que se inicie um debate amplo sobre a questão da segurança pública, incluindo-se aí a remuneração dos militares.
     
  • Marco Maia afirma que plenário pode destrancar a pauta até dezembro
    Em entrevista à TV Câmara nesta quinta-feira (11/11), o presidente em exercício da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que o Plenário deve votar todas as medidas provisórias que estão na pauta até o final deste ano. A apreciação de outras matérias, em sessões extraordinárias ou em sessões ordinárias após a liberação da pauta, depende de negociação entre Governo e Oposição, segundo o deputado. Maia conversou ainda sobre a discussão do Orçamento Geral da União para 2011 e a definição do novo valor para o salário mínimo.