Presidente recebe entidades representantes da Pesca Artesanal

Na pauta, alterações no Código Florestal que atingem o setor
06/03/2012 19h10

JBatista

Presidente recebe entidades representantes da Pesca Artesanal

Presidente recebendo relatório da 1a Conferência da Pesca Artesanal

A perda de território de pescadores artesanais para a produção de camarão em cativeiro (carcinicultura), assim como a preservação dos manguezais, foram os principais assuntos abordados por parlamentares e lideranças da pesca artesanal com o Presidente Marco Maia, nesta terça-feira (06). A questão faz parte do debate de alterações que estão propostas no Código Florestal.

O grupo explica que os manguezais funcionam como um berçário do ambiente aquático e que a carcinicultura tem deixado no mundo um rastro de insustentabilidade e representa uma das atividades que mais degrada áreas de manguezais e reduziu o habitat de numerosas espécies marinhas.

Na reunião também entregaram a Marco Maia o relatório da 1a Conferência da Pesca Artesanal, realizada em 2009. No documento, apresentam um diagnóstico e propostas para o setor.

Participaram da reunião os deputados Sarney Filho, Doutor Aloizio, Arnaldo Jordy e Luiz Alberto, o diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica Mário Mantovani e diversas lideranças do setor pesqueiro artesanal dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe.