Presidente recebe dirigentes da Central Única dos Trabalhadores
Dirigentes sindicais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) reuniram-se nesta quarta-feira (23) com o presidente da Câmara, Marco Maia. Na pauta, a tramitação, na Casa, de projetos de interesse dos trabalhadores.
Entre as principais reivindicações, estão a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; o fim do trabalho escravo (PEC 438/2001); o fiim do fator previdenciário e do imposto sindical; a votação do PL 1621/2007, que dispõe sobre as relações de trabalho em atos de terceirização; e o cumprimento da convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre demissões sem justa causa.
Os sindicalistas defenderam ainda a garantia de condições de trabalho decentes para projetos financiados com dinheiro público, para evitar problemas como os ocorridos recentemente nas obras de construção da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.
Participaram da reunião os deputados petistas Vicentinho (SP), Janete Pietá (SP), Padre João (MG) e José Guimarães (CE), o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos, o secretário-geral Quintino Severo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústrias, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais (CONTAC), Siderlei Silva de Oliveira, e outras lideranças políticas.
Mais de quatrocentos dirigentes da CUT, de todo o país, estão de hoje até quinta, em Brasília, visitando as comissões permanentes da Câmara e debatendo as proposições (projetos de leis, PECs, entre outros) de interesse das categorias representadas pela entidade.