Presidente recebe Conselho dos Embaixadores Árabes

Grupo pediu o aprofundamento das relações bilaterais com o Brasil e se interessou pela experiência brasileira de combate à pobreza
09/06/2011 18h00

Rodolfo Stuckert

Presidente recebe Conselho dos Embaixadores Árabes

O presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu nesta quinta-feira (9) os membros do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil. Em pauta, o aprofundamento das relações bilaterias com o Brasil. Estiveram presentes os embaixadores da Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Liga dos Estados Árabes, Mauritânia, Omã, Síria e Tunísia.

Falando em nome do grupo, o embaixador da Jordânia, Ramez Zaki Odeh Goussous pediu celeridade nos trâmites dos acordos bilateriais. "Esses acordos já existem, só precisam ser aprovados. Este é o primeiro passo da longa caminhada para o aprofundamento das relações", afirmou. O presidente Marco Maia colocou a Câmara dos Deputados à disposição do Conselho. "Temos que manter uma relação de proximidade, temos que avançar no debate mútuo das questões árabes", defendeu.

Os embaixadores demonstraram ainda interesse em conhecer as iniciativas brasileiras de combate à pobreza, especialmente, ao programa Brasil Sem Miséria, lançado na última semana pela presidente Dilma Rousseff. "O combate do Brasil à pobreza extrema seriam de grande utilidade para nós", afirmou Ramez Goussous. Marco Maia garantiu que irá articular uma reunião do Conselho de Embaixadores Árabes e os ministérios diretamente ligados ao programa, como o de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.