Presidente prestigia ato da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura

Artistas e parlamentares pediram a inclusão na pauta de projetos de interesse do setor, como os que criam o vale-cultura e o Sistema Nacional de Cultura.
17/08/2011 17h37

Com informações da Agência Câmara de Notícias

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse nesta quarta-feira (17) a artistas e deputados integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura que apoia a votação dos projetos da área cultural e que os principais deles poderão entrar na pauta do Plenário até o fim do ano. Maia participou nesta manhã, no Hall da Taquigrafia da Câmara, de uma manifestação pela aprovação de projetos prioritários para a área de cultura que contou com artistas como Frejat, Sandra de Sá e Fernanda Abreu.

O presidente afirmou que o PL 5798/09, que institui o vale-cultura (benefício mensal de R$ 50 para os trabalhadores de baixa renda gastarem com produtos culturais) tem mais chances de ser aprovado rapidamente, pois há acordo para sua aprovação. A proposta foi aprovada pela Câmara em 2009, mas precisará ser analisada de novo por ter sido alterada no Senado. “Este projeto está no calendário de votações que sugeri aos líderes na última reunião, assim como a PEC da Cultura (150/03) e a que cria o Sistema Nacional de Cultura ( PEC 416/05). Acredito que podemos ver estas matérias aprovadas até o fim do ano”, declarou.

Marco Maia disse ainda que a cultura é uma prioridade da Casa e não pode ser tratada como “uma questão menor”. “Não há país desenvolvido sem valorização das manifestações culturais”, defendeu.