Presidente Marco Maia recebe convite para a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

O Circo da Cultura mais um ano será palco de debates. Crianças, jovens e adultos de vários locais do país promovem a troca cultural durante mais uma Jornada na capital Nacional da Literatura, Passo Fundo
01/06/2011 14h16

Rodolfo Stuckert

Presidente Marco Maia recebe convite para a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Comitiva de Passo Fundo entrega convite ao Presidente Marco Maia.

 

Em Brasília, a coordenadora da Jornada Nacional de Literatura, Tania Rösing, acompanhada do Reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza e do prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, foram recebidos, hoje (01) pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), para divulgação da 14ª Jornada Nacional de Literatura, evento que é um marco cultural no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Durante audiência, os representantes da Universidade de Passo Fundo entregaram convite para a 14ª Jornada Nacional de Literatura e para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, que tem data marcada do dia 22 até 26 de agosto. “São 30 anos de caminhada, de uma grande movimentação cultural com o objetivo de formar leitores literários, leitores das linguagens das diferentes manifestações culturais além dos leitores digitais”, disse Tania Rösing durante a audiência.

O Presidente da Câmara Federal, Marco Maia, disse conhecer o evento e que fará o possível para estar presente. “O ato de ler é um processo de emancipação de todos os cidadãos. A Jornada Nacional de Literatura é um incentivo a leitura e ao desenvolvimento cultural. Sou um apoiador deste projeto por conhecer a importância e o trabalho dos que mantem viva a história da Jornada de Literatura”, frisou Maia.

Durante o evento serão realizadas várias ações, entre eles, o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de letras: revisitando os clássicos; seminários; além de concursos (7º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e 12º Concurso de Contos Josué Guimarães).

A origem da Jornada, no ano de 1981, está intimamente ligada à história da leitura no Brasil num processo de redemocratização política e de valorização da cultura, como elemento fundamental à formação crítica e cidadã dos indivíduos e, de modo geral, da própria sociedade.