Presidente Marco Maia ministra aula magna em universidade gaúcha

Alunos da Ulbra assistiram à apresentação do deputado sobre educação como fonte de desenvolvimento regional.
30/08/2011 11h23

Daiana Dellagostin

Presidente Marco Maia ministra aula magna em universidade gaúcha

Nesta segunda-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), foi o palestrante da aula magna da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. A palestra, que teve como tema “A educação como fonte de desenvolvimento regional”, foi assistida por mais de 600 alunos de nove cursos da unidade.

Durante 30 minutos, Marco Maia apresentou um panorama completo da atual situação educacional do país. Ele ressaltou a universalização da educação básica, em que 97% das crianças de seis a 11 anos têm acesso à escola e a ampliação do acesso dos jovens à universidade com o programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal, que oferece bolsas de estudo a cerca de 900 mil jovens em universidades privadas. Cinco mil bolsistas do Prouni são alunos da Ulbra.

“A educação é a política pública que mais incide sobre o desenvolvimento, que expressa o desejo e o compromisso do alcance da igualdade e da justiça social e que contribui, também, para o objetivo da redução das desigualdades sociais e regionais”, discursou o presidente.

Marco Maia destacou ainda o processo de interiorização das universidades públicas, com a criação de unidades em várias cidades, como a Universidade Federal do Pampa (UniPampa) em Bagé, Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana; e a Universidade Federal da Fronteira Sul ( UFFS), com sedes em Erechim, Cerro Largo e Chapecó (SC). O deputado também destacou o ensino profissionalizante, com a construção de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a multiplicação de seus campi, com investimento do governo federal de R$ 1 bilhão.

O presidente lembrou que na Câmara dos Deputados tramitam projetos importantes para a educação: o Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e emprego (Pronatec) e o Plano Nacional de Educação, que traça as diretrizes do setor para os próximos dez anos. “A educação constitui não um gasto, mas um investimento - e um investimento de longo prazo, que deve expressar o compromisso de gerações e ser elevado a um projeto do estado democrático”, reafirmou Marco Maia.

Compuseram a mesa do evento o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, e o diretor da unidade de Guaíba, Eloí Flôres da Silva, além do deputado estadual José Sperotto, que palestrou sobre o desenvolvimento da região carbonífera do estado.