Presidente Marco Maia acompanha inauguração de 110 leitos no Hospital Universitário Ulbra-Canoas
Desde o início envolvido nas tratativas para municipalizar o Hospital Universitário Ulbra-Canoas (HU), o presidente da Câmara dos Deputados, o canoense Marco Maia (PT/RS), acompanhou nesta sexta (2) a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o prefeito Jairo Jorge na inauguração de 110 leitos (10 de UTI) no hospital. De acordo com a prefeitura, o governo federal irá repassar um total de R$ 18 milhões para manutenção do sistema.
A presidente Dilma elogiou a soluação encontrada para a gestão do HU, que desde 2009 é compartilhada entre a prefeitura e o Hospital Mãe de Deus. “Aqui, a supervisão pública e a gestão privada se combinam para levar qualidade ao nosso sistema de saúde”, afirmou. O ministro Alexandre Padilha declarou que os novos leitos “têm impacto decisivo em Canoas e também no conjunto da Região Metropolitana de Porto Alegre”. “Saúde não se faz só no hospital, mas sim, mais perto das comunidades”, completou.
O deputado Marco Maia também parabenizou o prefeito Jairo Jorge pelo modelo de gestão do hospital universitário. “A Saúde em Canoas está mudando, a realidade está mudando. Com uma boa gestão se colhem bons frutos e ali se permite dar um atendimento de qualidade para a população. Canoas está dando um bom exemplo”, declarou. Marco Maia ressaltou ainda as mudanças sociais ocorridas no Brasil nos últimos anos. “Caminhei pelo hospital e encontrei alguns alunos do Prouni e fiquei emocionado. Ontem, foi aprovado na Câmara o Pronatec, uma espécie de Prouni para o ensino técnico. São políticas que dialogam o desenvolvimento, com a erradicacao da miséria, com a educação, saúde. Parabenizo a presidente Dilma por aprofundar estes programas”, disse.