Presidente da Câmara recebe propostas do setor de Construção Civil

Marco Maia defende o debate entre empresários e parlamentares para buscar entendimento sobre as matérias
23/03/2011 11h45

Rodolfo Stuckert

Presidente da Câmara recebe propostas do setor de Construção Civil

Marco Maia discursa sob o olhar atento do presidente a CBIC, Paulo Safady Simão

O presidente da Câmara participou, nesta quarta-feira (23), em Brasília, do café da manhã promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No encontro, que reuniu parlamentares de vários estados, foram apresentadas as propostas que tramitam no Congresso Nacional defendidas pela entidade.

Em seu discurso, o Presidente Marco Maia valorizou a importância do setor para o desenvolvimento do país. Disse que a indústria da construção civil é fundamental para a distribuição de renda, o que consolida a melhora da qualidade de vida do povo brasileiro. E defendeu a continuidade da relação qualificada entre o setor e a Câmara dos Deputados. "O Parlamento é parceiro da indústria civil. Vamos estabelecer um diálogo permanente para debater as melhores propostas para seguir no caminho de desenvolvimento do país," disse Marco Maia.

O setor da construção civil, que emprega 2,7 milhões de trabalhadores com carteira assinada, segundo o IBGE, destaca o meio ambiente, a infraestrutura, o enquadramento das micro e pequenas empresas e a legislação trabalhista, como temas fundamentais de debate no Legislativo.

Entre os temas, a CBIC - engajada no programa de construção sustentável, com uso racional da água e utilização de materiais recicláveis - sugere alterações no projeto do novo código florestal e apoia o projeto de lei complementar que regula o licenciamento ambiental de empreendimentos.

Na área trabalhista, a entidade defende que a concessão do seguro-desemprego não seja feita de forma automática e sim mediante a comprovação de inscrição em cursos profissionalizantes. E apoia também a desoneração da folha de pagamento dos funcionários.