Presidente da Câmara recebe a primeira-dama e secretária de Inclusão Social de El Salvador
Na manhã desta terça-feira (26), o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu a primeira-dama e secretária de Inclusão Social de El Salvador, Vanda Pignato, acompanhada dos ministros da Fazenda, Carlos Cáceres, e da Justiça e Segurança Pública, Manuel Melgar, do subsecretário de Inclusão Social, Carlos Urquilla, e da embaixadora daquele país no Brasil, Rina Angulo.
Vanda Piganto apresentou o projeto Ciudad Mujer, centro integrado do governo salvadorenho de atendimento à mulher, que atua em cinco frentes: educação coletiva sobre os direitos da mulher; saúde sexual e reprodutiva; autonomia econômica feminina; prevenção e atenção à violência de gênero; e atendimento infantil. “Todo tipo de serviço que o estado pode ofertar às mulheres é encontrado neste centro”, explicou a primeira-dama. Atualmente, existe uma Ciudad Mujer no município de Cólon e o governo irá criar mais 6 centros no país. A proposta de Vanda Pignato é exportar a experiência para outros países da América Latina.
Marco Maia apoiou a iniciativa e garantiu que uma delegação de deputadas visitará o país para conhecer melhor o projeto. O presidente apresentou ainda a experiência na Câmara da Procuradoria Especial da Mulher, que funciona como um local para recebimento e encaminhamento de denúncias de discriminação contra as mulheres.
Durante sua visita ao Brasil, Vanda Pignato reforçará o estabelecimento de 21 acordos de cooperação entre os países nas mais diversas áreas, como transporte e inclusão social.