Presidente é agraciado com Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar
Na manhã desta sexta-feira (1o ), o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), recebeu a Medalha Grã-Cruz (mais alto grau) da Ordem do Mérito Judiciário Militar. A homenagem é concedida a autoridades dos Três Poderes e a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado reconhecidos serviços à Justiça Militar. O evento foi realizado no Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, e também comemorou os 203 anos da Justiça Militar da União.
Marco Maia afirmou sentir-se honrado em ser condecorado com a medalha Grã-Cruz. "Como presidente da Câmara, tenho defendido um trabalho articulado entre os três Poderes, mantendo-se a autonomia de cada. E receber esta homenagem da Justiça Militar, que desenvolve papel essencial no Judiciário brasileiro, demonstra a disposição do STM de realizarmos isto", declarou.
Em seu discurso, o presidente do STM, Alvaro Luiz Pinto, afirmou que a importância "desta justiça especializada é percebida pela sociedade" e destacou a iminente elaboração de um terceiro Pacto Republicano. "A Justiça Militar colocar-se-á, novamente, a favor dos ventos que agora direcionam o poder público para mais próximo da nação, a fim de alcançar uma justiça mais harmônica e que melhor atenda as demandas da sociedade", defendeu.
Este ano, também foram agraciados com a medalha em seu mais alto grau os ministros do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler; o presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Orestes Dalazen.